LAGO MALAWI
Aqui deverão ser colocadas todas as mensagens relativas à montagem e manutenção de aquários específicos deste Lago, bem como relativas a questões específicas sobre os peixes deste Lago
Subforums
ESPÉCIES E COMPATIBILIDADES
- 178 posts
- "Espécie? Não me disseram..." AJUDA AÍ GALERA :D
- Last reply by Vera Santos,
736 tópicos neste fórum
-
- 9 respostas
- 2.1k visitas
Tenho um aqua de 120l e tenho la um casal de pseudotropheus zebra ( macho amarelo e femea azul) um labidocromis caereleus femea um livingstone limpa vidros e um danio zebra que la foi para por engano.Gostava de saber se la posso por mais e se eles se reproduzirão.
-
- 7 respostas
- 1.7k visitas
Boas, Decidi voltar-me para os Mbuna's, mas como ainda sou novato em malawi preciso da vossa ajuda, como o orçamento também não é nenhum absurdo, estou numa de contenção, o objectivo é pedir ajuda ao pessoal, por causa da Fauna. Setup: Aqua - 100x40x50 - 200 Lts Brutos Filtragem: 1200 Lts/h substrato: Areia de silica (Lavada umas 20 vezes). Decoração: Xisto e basalto apanhado na praia. (depois de fervido e lavado). Tamponagem: Buffer Malawi (Caseiro) Fauna: Aqui é onde começam os meus problemas o que estou a pensar: Casal/Trio - Pseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" Casal/Trio - Labidochromis caeruleus Casal/Trio - Metriaclima gr…
-
- 10 respostas
- 2k visitas
Boas Aqui apresento o meu aquário do malawi: Rocha Submersa Peço ajuda na identificação do casal de caerulus: Aquário: Caerulus macho acho eu que escolhi bem: Femêa acho eu: E um peixe escondido na rocha: Boa Aquariofilia Cumps JMG
-
- 2 respostas
- 1k visitas
Mais um aquário de Mbunas. Este serve de crescimento para os infantis dos 2 ou 5cm. Tive que começar a separa-los por tamanhos por questões de sobrevivência. Os recém nascidos Greshakei ainda estão na "criadeira", mas já comprei um nano para os meninos! ! ! Depois coloco fotos. Malawi Rift Paradise - Aquário de crescimento Biótopo: Lago Malawi - Mbunas Volume (litragem):100 Litros Dimensões (CxLxA): : 80 x 30 x 40 Fauna: Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" - 30 Infantis Cynotilapia afra "Cobwe" - 5 Infantis Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" - 4 Infantis Metriaclima estherae "Mi…
-
- 11 respostas
- 4.9k visitas
Boas, Decidi alterar o layout do aqua. Alterei as rochas da região ( brancas) para rochas negras da praia de Ribeira de Ilhas (Ericeira) e em Avencas (Parede). As alterações não estão totalmente feitas uma vez que não tinha rochas negras suficientes e tive que manter algumas antigas para "construir" uma pequena gruta para acalmar os ânimos. ( Isto porque desde sempre que foram habituados a inúmeros esconderijos e ficaram sem qualquer tido de protecção de um dia para o outro). Cá vai disto... Malawi Rift Paradise Biótopo: Lago Malawi - Mbunas e Outros Volume (litragem):260 Litros Dimensões (CxLxA): 120 x 55 x 40 Fauna: Astatotila…
-
- 0 respostas
- 4.8k visitas
A Conclusão do Meu EscritorioFishRoom Biótopo: Biótopo do lago Malawi Volume(litragem):360/300l Dimensões (CxLxA):180x40x50 Fauna: Melanochromis cyaneorhabdos - 1 casal ( juvenil ) Pseudotropheus Black Tanzania - 1 trio Cynotilapia afra (Cobue) - 1 casal Metriaclima sp. "Msobo" - 1 Casal ( juvenil ) Protomelas sp. "Steveni Taiwan" (Taiwan Reef) - 4 juvenis ainda por sexar Tropheops sp. "Red Fin" - 1 casal ( juvenil ) Pseudotropheus sp. "Kingsizei" - 1 macho ( juvenil ) Melanochromis cyaneorhabdos - penso que a femea Cynotilapia afra (Cobue) Metriaclima sp. "Msobo"MACHO Tropheops sp. "Red …
-
- 23 respostas
- 3.4k visitas
Olá aqui vão algumas fotos do meu aquário dedicado ao Lago Malawi. Aquário - 200*50*50 Filtros - Fluval405 e 204 Aquecedor - Aquapor 200w Iluminação - reflector 2x80W T5 UV - Boyu 15W Substrato - areia para filtro de piscina Decoração - basaltos e troncos Plantas - anubias nana, valisneria torta, microsorum, ceratophylum e cryptocorine brown Peixes - mbunas : psudotropheus acei black, caeruleus, callainos, perlmutt. não mbunas - aulonocara cobue, protomelas similis, astatotilapia calliptera outros - 3 ancistrus Geral Peixes Aulonocara Acei black Perlmutt Sugestões e criticas são bemvindas. Fiquem bem.
-
- 5 respostas
- 1.7k visitas
Hoje decidi fotografar os meus membe deep pelo simples facto de ser hoje o 1º dia da sua 1ª reprodução, o macho lá conseguiu convencer a fêmea alfa! Os M. membe deep são mbunas de pequeno/médio tamanho, os machos possuem uma cor pouco comum (muito parecida à cor dos polit) e as fêmeas são amarelas escuras. A sua distribuição é limitada à costa nordeste de Likoma Island, entre Membe Point e Maingano, onde se encontra num habitat intermédio em profundidades compreendidas entre 15 e 30 metros. Os machos desta lindíssima espécie alimentam-se essencialmente de algas, mais conhecidas por aufwuchs enquanto as fêmeas alimentam-se também de plâncton. Os meus exemplares sã…
-
- 8 respostas
- 2.3k visitas
posso juntar kribensis com malawis???
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boas, Nao sei se é o topico certo para as duvidas, mas aqui vai... Eu li os topicos sobre o Lago Malawi e gostei muito do biotopo e das especies, agora tenho um aqua de guppys, espadas e peixes assim... Mas no futuro talvez monte um Malawi Reparei que nas fotos dos aquarios Malawi nao existe peixes para limpar o aqua, nao sao precisos?? E tambem gostava de saber quais sao as melhores especies para se manter num aquario... Mais uma pergunta os peixes sao muito caros? Cumps André
-
- 1 resposta
- 953 visitas
Olá para todos. Gostaria de iniciar um aquário mono-espécie de ciclideos Pseudotropheus saulosi . Podem informar-me onde poderei adquirir esta espécie na região do Porto, e qual o seu preço aproximado. Obrigado
-
- 9 respostas
- 2.1k visitas
Bom dia, á cerca de um ano na construção da casa iniciei um projecto para meter um aquario a separar a cazinha da sala... foi cheio ontem.... Material: Aqua 1480*450*600 REDFISH Filtro JBL profy 500 REDFISH Power head 900 REDFISH calha 4x39w T5 REDFISH Areia de silica branca da RUI MAR Pedras da ericeira Neste momento o aquario está cheio e a ciclar estando o ph a 6.7 ainda, comprei uma especie de bicabornato de sodio da jbl para ciclidios supostamente para levar o aquario a condições perfeitas. Neste momento do lado da sala falta por uma moldura e do lado da cozinha falta suspender a calha. como o aquario foi incluido no projecto toda a can…
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Boas pessoal, Começo por dizer que estou radiante! Eram umas 2 e tal da manha qd comecei a observar a minha femea greshakei e notei que ela estava mt quieta e que não se alimentou. Comecei a achar que ela tinha putos com ela, mas como nunca tinha presenciado nada do género e tudo o que sabia sobre como tira-los da boca dela era insuficiente e teórico! lol Ainda bem que o membro José Garcia estava no MSN a estas horas, e me deu uma enorme ajuda ao arranjar-me uns links que ensinavam passo a passo como tirar os putos da boca da mãe... Felizmente o "parto" correu bem, eram catorze pequenos rebentos e passado 1h parece que estão todos bem de saúde. Cometi foi u…
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Boas a todos, Segue a apresentação da minha maternidade principal, aquario que uso para crescimento de especies que penso vir a passar para os aquarios principais Setup Medidas : 120x40x55 Volume Real/Útil: 264l / 210l Filtragem: 1 Fluval 305 1 Boyu 1000 Lts/h com UV 1 Bomba Circulação Boyu 1200 Lts/h 2 Fluval 4 Plus Aquecimento: Termostato 300 W Iluminação: 1 Calha Glo com 2 T5 Substrato: Areia de Silica Decoração: Seixos rolados pequenos Cenário: Vinil Preto Parâmetros da Água: Temperatura: 26ºC pH: 8 Flora: Vallisnerias Gigantes e Spiral P.S. Peço des…
-
- 8 respostas
- 2.2k visitas
Viva, Este é um dos aquários do Malawi mais próximos dos biotipo tipico dos mbunas que já vi. Os grandes seixos escuros com espaços entre si por onde os mbunas circulam criam um ambiente muitissimo parecido com o natural. Faltam apenas umas quantas vallisnerias na zona intermédia de areia. Infelizmente, o peso deve ser TREMENDO. Não recomendo a ninguem uma instalação assim, com seixos verdadeiros. O peso adicional da rochas serão talvez umas centenas de quilos, um grande risco para o vidro de fundo. Penso que esta instalação, num aimatação quase perfeita das zonas de rocha do lago, só seria adequada para aquarios feitos em betão, um apenas vidro frontal. …
-
- 0 respostas
- 573 visitas
gostaria de saber se é relevante a direção da corrente de agua num aqua de m´bunas, ou seja a entrada de agua proveniente dos filtros serem colocados num extremo do aqua, estou a pensar usar "bicos de pato" ao invés de colocar as flautas ( estou a falar de dois filtros externos: 1 ehiem 2229 wet/dry e 1 eheim professional II 2026 e uma powerhead 900l / h, o aqua tem 1.20 x 0.50 x0.50m) penso colocar uma bombar circuladora (5 000 l/h SunSun)em que o fluxo de agua seria o oposto á corrente de água proveniente dos filtros. assim sendo haverá inconveniente em haver fluxos de agua cruzados dentro do aqua? pergunto isto porque pelos videos que já pude observar os peixes na…
-
- 10 respostas
- 1.5k visitas
Boas, começou mais uma aventura. Ofereceram-me 2 labidochromis caeruleus com cerca de 7 cm, penso que sejam ainda muito jovens. Não tenho um aquário à medida para eles, pois isto foi uma surpresa tive que me desenrascar com um de 40L, claro que eu sei que não é o ideal, mas agora é o que se pode arranjar. (penso adquirir um maior lá para o final do ano) Setup: Aquário: 40L Iluminação: 15W Filtragem: 400l/h Substrato: Areia de coral Pedras calcárias Flora: 2x Anubias 1x Feto de java Fauna: 2x Labidochromis caeruleus Fotos: Agora digam de vossa justiça...
-
- 7 respostas
- 2k visitas
Olá, Uma ninhada de venustus tirados da boca da mãe à instantes: Tirei a foto por um motivo simples: é que me permite contar os peixes facilmente Acabo de os contar: são 88 alevins. Não está mal mas os venustus podem chegar a ter mais de 100 alevins. Os papás são estes: Miguel
-
- 20 respostas
- 3.3k visitas
Data de montagem: Concluída em 13 de Julho de 2008 Dimensões: 200 x 40 x 50 (Comp x Larg x Alt) em vidro de 15mm Volume: 400L Brutos Filtragem: - Filtro externo Rena XP3 - Filtro interno Eheim Aquecimento: Termostato interno RENA 300w Iluminação: - Armadura EXPORLUX de 2,50m com 4 lampadas - 4 Lampadas OSRAM DayLight Armadura: Aquario: Este aquario foi feito em minha casa por mim, pelo meu pai e pelo Joao Magalhaes que lhe agradeço pela sua disponiblidade e dedicaçao por este projecto.... Movel: A estrutura foi feita em ferro galvanizado e depois pintada de preto, com tampo e portas em madeira... Movel: Substracto:…
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos Estou a montar um aquario de cílideos africanos, mas estou com algumas dúvidas, para as quais vos pedia ajuda. 1º- Qual o grau de agressividade do Labidochromis caeruleus? Já encontrei sitios a dizer que este peixe é muito agressivo e outros o dizer o contrário. Qual a vossa opinião? 2º- Para fazer companhia ao peixe de cima, estou a pensar numa destas espécies: Pseudotropheus saulosi;Pseudotropheus demasoni "Pombo rocks"; Melanochromis cyaneorhabdos; Pseudotropheus socolofi. Qual é a especie que me aconcelham para viver com o Labidochormis. Uma vez,que nunca vi estas especies à venda, sabem dizer-me, mais ao menos, o preço delas, e aonde as poderei aquirir…
-
- 4 respostas
- 1.6k visitas
que tipo de comida aconselham para estas especies e preços que costumam encontrar para cada marca se for possivel cumps
-
- 160 respostas
- 25.1k visitas
Olá a todos, Depois de muitos anos nos salgados, e como alguns poderão saber decidi que por uma questão de falta de tempo, enveredar por um aquário diferente. Vou voltar uns anos atrás e tentar recriar um biotopo do Malawi. O aquário existe e está instalado. O setup é o seguinte: Aquário principal - 175x60x50 cm Sump - 100x30x40 cm Aquário superior - 50x50x30 cm Refrigerador: Frimar (Fernando Ribeiro 3/4 HP) Aquecimento: Jagger 2 x 300W Reposição - Osmoregulador Tunze Iluminação: Calha Hailea 4x80W T5 Circulação Principal: 2 x 3000 litros/hora Retorno - Iwaki MD 40Rx 4500 litros/hora (ligada a 2 SCWD´s. Estes estão ligados a 4 dispersores) O aqu…
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Hey boas. Sou novo por aqui e gostaria de pedir a vossa ajuda para me esclarecer sobre este meu ciclideo. Eu tenho um casal de saulosis e ultimamente tenho reparado que o macho tem tentado cortejar inumeras vezes a femea, mas esta nao lhe passa cartao . Reparei tambem no inchanço que ela tem no abdomen , será que é malawi bloat?? E a rejeiçao dela perante o macho, será que afinal tambem é um macho mas dominado??aqui vai uma foto [/img] Obrigado pela vossa paciência. Abraço
-
- 13 respostas
- 2.8k visitas
Riachos Malawi Biótopo: Biótopo do Lago Malawi Volume/Litragem: 220L Dimensões(CxLxA): 90 x 60 x 55 Fauna: Pseudotropheus Acei - 1 casal Metriclima Estherae Red - 1 trio Astatotilapia Calipteras - 1 trio Metriclima Greshakei - 1 trio Labidochromis caeruleus - 1 trio labidochromis sp "perlmutt"- 1 trio Pseudotropheus laniscola - 1 trio Sciaenochromis fryeri - 1 trio Aulonocara stevani - 1 trio Flora: Vallisneria gigantea var "Curly" Vallisneria americana small Vallisneria americana (gigantea) Vallisneria spiralis small Anubias barteri var. barteri Anubias barteri var. angustifolia (''…
-
- 2 respostas
- 1.5k visitas
Boas pessoal Tenho um suposto casal de Pseudotropheus socolofi, mas tive a ver fotos de ciclideos do malawi e tambem parecem ser Labidochromis freibergi .. Gostava que alguém me ajuda-se, visto que não consigo passar fotos para o PC, assim que poder coloco fotos, se alguém que tenha socolofis e possa colocar fotos para comparar... Mas a minha maior questão é outra, ontem quando cheguei a casa e fui alimentar os peixes e tinha um enorme buraco no areão, feito pelo macho, tive algum tempo a observa-los e reparei que o macho guardava muito bem o buraco, e de vez enquanto perseguia velozmente a fêmea e quando se aproximavam davam beijos e andavam á roda um do outr…
-
- 7 respostas
- 2.2k visitas
Olá, Apresento-Vos pela primeira vez mais um aquário de crescimento que tenho montado em casa dos meus pais... Tem 100x40x50 cm e um filtro de 1200 litros hora da Boyu com UV de 9W. Tem um filtro interno Eheim 2252. A manutenção é simples - todas as semanas uma muda de água de 50%. Mais próximo... Neste aquário estão os meus primeiros alevins: 6 Labidochromis sp. "Perlmutt" 6 Pseud. acei "msuli" 20 Labidochromis caeruleus. 12 Schianochromis fryeri Algumas fotos... Labidochromis sp. "Perlmutt" macho Labidochromis sp. "Perlmutt" Fêmea Schianochromis fryeri (à frente penso que está um macho e atrás uma fêmea) …
-
- 13 respostas
- 2.8k visitas
Já tenho a coisa a funcionar e vou correr o risco de colocar para mais tarde melhorar... 120x40x50 (daria 250L, mas sem contar com pedras e areao vamos mesmo assim dizer que são 240L) Flora - Feto de Java - Anúbia "nana" Fauna (e aqui vão aparecer muitas críticas, não tanto quanto à compatibilidade, mas sim quanto ao número) - 5 Metriaclima estherae (2 machos e 3 fêmeas) - 6 Cynotilapia afra (Cobue) - 5 Labidochromis caeruleus (Kakusa) - 5 Metriaclima greshakei - 3 Pseudotropheus spec."Acei Tanzanian Black" - pleco pH entre 7,5 e 7,8 iluminação de 2x36w FOTOS abraço
-
- 0 respostas
- 3.9k visitas
RIACHOS MALAWI Biótopo: Ciclídeos Africanos - Lago Malawi Volume(litragem): 220L Dimensões (CxLxA): 90 x 60 x 55 Fauna: Pseudotropheus Acei - 1 casal Metriclima Estherae Red - 1 trio Astatotilapia Calipteras - 1 trio Metriclima Greshakei - 1 trio Labidochromis caeruleus - 1 trio labidochromis sp "perlmutt"- 1 trio Pseudotropheus laniscola - 1 trio Sciaenochromis fryeri - 1 trio Aulonocara stevani - 1 trio Flora: Vallisneria gigantea var "Curly" Vallisneria americana small Vallisneria americana (gigantea) Vallisneria spiralis small Anubias barteri var. barteri Anubias barteri var. an…
-
- 5 respostas
- 1.6k visitas
Alguém que tenha alguma experiência com reprodução de Pseudotropheus lombardoi poderia me dar umas dicas? Como eles se comportam na hora do "Vuco vuco" :D ? Eles cavam alguma toca? A incubação é só na boca ou podem cuspir os ovos também? Pergunto isso porque eu tenho aqui 3 lombardois(1 macho e 2 fêmeas) em meu aqua de 200l, ainda não tem os restos dos peixes pois ainda não comprei as rochas, mas tem 2 conchas grandes que eles entram, e cavaram um buraco para se esconder em baixo de uma única pedra que tem no aquário. OBS: O pH está em 7.6. Valeu!
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
olá Até que enfim já tenho o aqua e quase todo o equipamento para montar um aqua ciclideos malawi entretanto fiz uns testes á minha água canalizada e procedi da seguinte forma: - coloquei agua num recipeinte de vidro e aguardei cerca de 20 h - com o teste PH 7.4/8.6 da Nutrafin obtive o resultado de um PH 8 a 8.2 (mais para -com o teste de GH para a mudança de cor foram necessárias 6 gotas ( se forem 7 gotas a cor é mais identica á do teste) como o manual diz para multiplicar o valor obrido por 10 dá um valor entre 60 a 70 - com o teste de KH para a mudança de cor foram necessárias 9 gotas (se forem 10 gotas a cor é mais identica á do teste) como …
-
Esferovite!
by Shrem- 9 respostas
- 4.1k visitas
Olá galera... tudo bem? Estou montando um Aqua de 200 litros e estou em duvida sobre colocar esferovite no fundo para que nao tenha futuros problemas com as rochas tocando diretamente o vidro do aquario. 3 Perguntas: 1º Não vai acumular amonia embaixo ou dos lados da placa de esferovite? 2º Esse "areão" que o pessoal fala eh um tipo de cascalho? qual a utilidade? e posso comprar aonde? 3º Em vez de esferovite dentro do aquario, que irá ter contato com a agua eu nao poderia substituir por isopor convencional? Obrigado galera! espero respostas o mais rapido possivel por favor ^^
-
- 24 respostas
- 3.6k visitas
quando montei o meu aquário (100 litros) de cilclideos, os 1ºs peixes que introduzi foram 2 psuedotropheus elongatus ou zebra (?), 2 blue venustus, 1 tropheus duboisi e 2 plecostomos. já introduzi vários joia e labidochromis caeruleus, chagando a ter 19 peixinhos. pois acontece que um dos psuedotropheus elongatus ou zebra (?) tomou conta do aquário e dá "coça velha" nos outros, começando assim a matança (já só tenho 9) alguns começam por ficar com as barbatanas ratadas e outros escondem-se debaixo das pedras acabando por morrer. nem os plecostomos resistem. recentemente introduzi uma pedra nova com bastantes esconderijos na parte direita do aquário na esperança que os …
-
- 21 respostas
- 2.9k visitas
Pseudotropheus com peixes na boca Que faço agora,alguém me pode ajudar por favor. Já o retirei para um aquário mais pequeno isolado. Obrigado Casa
-
Boas pessoal, Procuro Mbunas. Alguém tem para vender ou oferecer? Ou sabe quem tem. Preferencialmente juvenis. Obrigado.
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Boas! Da primeira vez que criei, pensei que a femea ja vinha da loja prenha mas afinal eis que para meu espanto, pela 2.ª vez desde que tenho este peixe lindissímo, la vieram mais cerca de 15/16 alevins. Mas mais do que palavras, aqui vão as imagens: Macho Femea E agora os alevins que já se encontram num aquario mais pequeno e à parte dos adultos. De salientar que apenas tirei a mãe da beira deles quando esta já não os conseguia manter na sua boca. Espero que tenham gostado e boa aquariofilia!
-
Members