NANO AQUA
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.
710 tópicos neste fórum
-
- 9 respostas
- 2.5k visitas
Olá a todos, como sabem ha bem pouco tempo iniciei-me no mundo da aquariofilia, após o meu cubo vdf decidi tentar algo maior, mas ainda sem coragem para sair dos nanos. Como me foi alertado e muito bem a minha Claria Batrachus necessitava uma nova casa, este aquario foi feito como albergue " TEMPORARIO" para a menina, quando o seu tamanho nao lhe permitir ter uma boa vida construirei outro para ela e este albergara uma linda colonia de camarões o layout NEGRO GRUTA pretende reflectir o caracter predador da claria. Espero criticas e sugestões para o futuro e desde já o meu muito obrigado a todos os que me ajudaram e continuam a ajudar no meu cubo vdf e os que me …
-
Boas noites a todos conforme prometido cá estou apresentar o inicio de um novo projecto. Fiquei tentado na ideia de uma aquário de 2l, depois de muito procurar encontrei um aquário forma de cubo de 14cm. É maior que os outros, pelas minhas contas vai ter 2l brutos. Grande ideia do jpmartins como tal fotografia do nano Areão para o mesmo O filtro sou o vou ter para a semana, mas em ultimo caso vou usar um reed sea nano filtro, que faz até 60l/h, com possibilidade de regulação. A iluminação será feita com uma fita de leds, amanhã vou comprar uma tira de alumínio para aprender. Já tenho um micro termómetro. Neste momento estou sem…
-
- 1 follower
- 8 respostas
- 12k visitas
Penso que deveria haver uma definicao clara sobre o que e um Nano. Para mim um 20L e m pequeno aquario, mas para ele ha fitros e todo o equipamento, portanto nao e um Nano. Um Nano e um desafio porque e dificil manter um ciclo biologico em pouco espaco, mas e possivel. Para outros 20L e ja um Nano. Por isso os moderadores deviam definir um limite claro sobre o que se aplica nese Forum, a nao ser que me tenha escapado algo? Qual e a sua definicao de volume para um Nano? Proponho uma votacao.
-
- 30 respostas
- 5k visitas
Vem montei mais um nano,agora sou nanodependente :D e venho aqui por as fotos so para vocês poderem criticar a vontade Setup : Aquário : Dimensões : 21x19x28 cm Capacidade : 5,5 L Acessorios : Iluminação : PL 5W , e também led azul que acende quando se apaga a PL 5W . Efeito moonlight para quando a lua for azul . Filtro esponja e carvão activo : 200 L/h 1/2 Kg de areia preta ( não sei como se chama, mas também não faço intenções de me por a chamar por ela ) Flora : 3x Plantas que ainda não descobri o nome, qualquer ajuda na identificação é bem vinda . 20 cm de cana da India seca Fauna : Só as bactérias que vinham na água, e outras tais que …
-
- 18 respostas
- 2.5k visitas
Aquário: 50x25x25. - 30L Iluminação: 20/25w Filtração: Filtro interno Substrato: jbl manado + tetra plant substrate Hardscape: tronco + pedras Flora: eleocharis parvula + Lilaeopsis Brasiliensis + christmas moss Fauna: otocinclus + tetra neon + red cherry Fertilização:
-
- 10 respostas
- 2k visitas
hoje a tarde foi ver o meu aqua (nano de 15l).... e a temperatura desceu 4º e o termostacto ( este automatico que so se liga quando a temperatura desce liga-se) e encontrava-se desligado so quando lhe aumentei a regulação da temperatura é q ele se ligou.... isto é normal?
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Boa tarde, Apesar de ter pouco mais que 2 anos no hobby essa é a primeira montagem que “publico” na internet. Levei esse tempo todo tirando dúvidas nos fóruns e lendo bastante sobre o assunto. Tentei algumas coisas sem sucesso, é verdade, como deixar bater luz do sol no aqua, o que provocou uma senhora infestação de algas! Enfim, a idéia central dessa montagem era fazer um aquário simples, de manutenção e custos baixos, que não perdesse o “charme” e proporcionasse boas condições de vida para seus habitantes. Na contramão do estilo “nature”, não há CO2, iluminação seguindo a regra 1 watt/litro, fertilização líquida ou substrato industrializado para aquários. …
-
Boas, Venho deixar aqui umas fotos de um pequeno aquário que montei para ter apenas como enfeite numa secretária. Setup: Dimensões: 14x14x14 (cm) - 2.7L Iluminação: 5W PLL Flora: Riccardia chamedryfolia, Cladophora aegragophila, Vesicularia dubyana "Xmas" Sem filtragem ou aquecimento Sem fauna Espero que gostem Cumprimentos
-
- 2 respostas
- 1.2k visitas
Boa tarde pessoal, Adquiri um Aquário 30x30x35 da Cocoon e quando o coloquei sobre o móvel para ver se tinha fugas reparei que o chão estava com um desnível de 9mm a frente, já coloquei uma ripa de madeira de 1cm e agora fiquei com 1mm de desnível na parte traseira do móvel. Existe risco com este mm? Ainda vou colocar uma placa de esferovite de 1,5cm e um tapete próprio para o Aquário por baixo deste.
-
- 2 respostas
- 1.5k visitas
Depois de ter utilizado um nano de 6lt achei por bem dar uma nova casa aos meus RED's Em conversa com um amigo nasceu este projecto, ele tinha um Aqua desactivado com um canto partido. Atendendo a isto e como ele não o iria usar gentilmente lá me ofereceu o mesmo. Começando, o setup inicial acenta num aquário com 50x25x30 (CxLxA) num total de 37,5 Lt Uploaded with ImageShack.us Detalhe da Rachadela Uploaded with ImageShack.us Estado em que se encontra, vidro retirado e entregue numa vidreira para ser cortado um novo. Uploaded with ImageShack.us O silicone deve chegar na segunda feira. - Iluminação -> Duas calhas Le…
-
- 24 respostas
- 2.6k visitas
boas tou preste a ter o meu aquario, ja tenho a lista do ke komprar para la meter par satiz fazer o meu betta,queria que dessem alumas opinioens e o que devo comprar mais a lista que tenho é a seguinte: - filtro exterior ou interior - termostato - termómetro de ventosas - areao ou pedrinhas preta ou de cor natural de rio - mini-aspirador - plantas (cuba e ceratophyllum demersun(rabo-de-raposa)) - pedras para enfeitar e troncos
-
Dois nanos a apresentar
by Guest Nuno_lvc- 4 respostas
- 1.4k visitas
Na minha opinião ainda não estão nada de jeito, estão agora a começar apenas... E tenham calma que os ramirezis só lá estão de passagem!! Primeiro. Tá tudo a molho! Não me importei a colocá-las estava com pressa! Segundo. Tenho de alterar aqui a posição das coisas... Foram feitos com restos de plantas, de outros aquas. Amanhã colocarei os setup. Abraço
-
- 13 respostas
- 3.3k visitas
Boas noites, Mais uma nova montagem, que fiz com o meu nano. Setup : Data da Montagem : 28 de Janeiro de 2011 Nome: Dragon Aquariumm Aquário:45x30x30 - 40L Substrato Fértil: Équo VIGOR PLUS Substrato Inerte: ADA Africana Aquasoil , comprei de 9L mas não usei todo! Hardscape: 4 pedras Dragon Stone Iluminação : Calha DYD , feita por mim com 2x36w de 8000k e 6500k com balastro electrónico. Co2 : Aquagro CO2 Kit, provisório até arranjar o pressurizado de 500g ou 2kg no mínimo. Filtragem : Eihem Classic 2211 Aquecimento : Jagger 75w provisório , pretendo comprar este aqui -> http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?i…
-
- 9 respostas
- 2k visitas
Boas tardes Venho apresentar-vos o meu novo projecto"zinho" Este projecto é o culminar de dois desejos...., juntar 2 cubos e fazer um sistema de filtração diy A ideia para o sistema foi retirada a um membro do forum, q fez um igual (espero q ele ñ se chatei comigo ) Os dois cubos... são a minha intenção de tornar assim as caixas em algo + habitavel pó o q eu lá puser dentro..., e posso dizer desde já q estou inclinado para red cherrys Agora, gostava de vos pedir opiniões/sugestões/criticas, sobre diversas coisas, mas antes é melhor passar as fotas pra terem uma noção do q eu estou a falar Testando a estaquicidade(acho q passou...),mas só com o t…
-
boas eu tenho um nano de 15 litros para fazer um plantado e tenho 15 watts de luz será suficiente e seram nessessário co2??
-
- 9 respostas
- 2k visitas
Boas Estou a montar um novo aqua, desta vez com 30L. Gostaria de saber se relativamente á fauna está adquado aos litros: 6 guppys ( tenho um aqua para as crias que possam surgir) 4 neons 1 ampularia 1 otocinclus 2 espadas É viavel? agradeço desde ja a ajuda
-
- 11 respostas
- 1.5k visitas
Boas pessoal. Tenho um aquário de 27 litros mas comecei neste mundo à pouco tempo. Quero comprar um filtro esterno mas não sei que qual queria ajuda para saber que tipo de filtro compra, qual a capacidade de filtragem e esse tipo de especificações. Desde já o meu muito obrigado. Abraco Carlos Azevedo
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
comprei um filtro externo para o meu aqua e queria saber se o filtro interno antigo aquapor de 300 litros por hora daria para um nano de 20 litros????? ps claro que regulava a potencia para o minimo
-
Duvidas...
by pee- 2 respostas
- 1.2k visitas
Boas a todos!!! Tou a planear construir um nano numa caixa da vodafone para por uns camaroes...tenho é umas questoes... 1-Os camaroes precisam de muita luz??? 2-Quantos devo por no maximo dentro da caixa??? 3-Aconselham um filtro externo(tipo cascata) ou daqueles internos pequeninos??? Abraço
-
é possivel? 1 2
by pires891- 32 respostas
- 4.9k visitas
é possivel manter um beta nun aqua de 20 litros sm filtro e sem termostato é que quando eu os vejo nas lojas estao em copos mito pequenos sem filtro sem nada?
-
- 21 respostas
- 3.9k visitas
Vejam aqui estes eco sistemas muito fixes e sem ser preciso manutençao... http://www.ecosferas.com/view_ecosferas/index.php
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Bem, decidi dar este nome porque já tinha tido um projecto com o nome Eden, que foi invadido por algas e não consegui fazer nada dele... Bem, aqui vão algumas características: Equipamento: Aquário 30x20x30 Iluminação: 26W 6500k Filtragem: Eheim Classic 2215 com output da JBL CO2: Plant Grow tropica Termostato: 25W Substracto Fértil: Tropica Plant Growth Substracto Inerte: ADA Aquasoil Decoração: Tronco Red Moor e YAMAYA STONE Flora: Glossostigma ALTERNANTHERA REINECKII MINI Bacopa WEEPING MOSS Fauna: 1 Ancistrus 1 Otocinclus 6 Rasbora Galaxy Nesta foto, a montagem já tem aproximadamente 2 meses. O ancistrus e o otocin…
-
- 1 resposta
- 2.1k visitas
Bom dia a todos, Aqui fica outro projecto que tenho montado também à algum tempo (25/01/2011) Setup: Aquário: (C50xL25xA25) 30L Filtro: mochila (340L/h) Aquecimento: Elite 50W Iluminação: T5 2x15W (China) CO2: kit AquaGro Flora: - Eleocharis Parvula; - Rotala rotundifolia; - Cryptocorine Becketii; - Valisneria spiralis; - Limnophila Sessilifora; - Musgo de java; - Feto de Java; - Planta desconhecida; Fauna: - 5 Guppy Endler (2 machos 3 femeas) - ?? Guppy endler Juvenis - Camarão Ibérico - Caracóis Diversos Agora o que interessa: Panorâmica geral Panorâmica lateral Endler's Rotala rotundifolia Va…
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Boas Venho aqui fazer uma breve apresentação do meu primeiro aquário plantado. Nome: Epilif I Data da Montagem: 11-04-2013 Aquario: Aquapor 63x32x38 Iluminação: 3x24W T5 HO Aquecimento: "chinês" 200W Filtro: Eheim 2213 Hardscape: 2 X tronco (tem uma pedra mas é provisória para segurar o tronco) Substracto: Sera Floredepot + Areao Jardiland Fertilização: CO2 caseiro Flora: Rotala Rotala macandra heteranthera zosterifola limnophila aromatica blixa japonica cryptocoryne (não sei qual agradecia ajuda a identificar) E 2 outras que não consigo identificar (quem souber quais são, por favor digam) Fauna: Dezenas de camarões red cherry 4 ampulárias Aqui vão …
-
- 4 respostas
- 2k visitas
Boas pessoal, Quero iniciar me nos nano aquários para pequenos peixes e principalmente para camarões. Estou a procurar adquirir um kit nano e estou indeciso entre duas opções. Também estou aceitar sugestões de kits de aquários por isso podem partilhar sugestões. Opção 1 Aquael Shrimp Set Smart 30L https://www.solaqua.net/Aquael-Shrimp-Set-Smart-30L Opção 2 Aquatlantis nano cubic 30/40 (preferência 40 mas não tenho encontrado nenhum link de venda) https://www.aquatlantis.com/pt/products/nano-cubic-40.html Digam de vossa justiça. Se conhecerem sites de venda em Portugal partilhem.
-
- 28 respostas
- 5.7k visitas
Boas noites Hoje fui ao Almada Forum "sacar" umas caixas da Vodafone. Qual não é o meu espanto quando a simpática sra. me diz "Já não temos dessas caixas, os telemóveis agora vêm em caixas de cartão".... Portanto, a minha dúvida é... será que é só naquela loja ou os Vodananos estão mesmo condenados à extinção?
-
- 6 respostas
- 1.6k visitas
Ola, quero tentar fazer um género de um diário dos aquas que tenho e de alguns peixes que têm crescido a olhos vistos. ora bem quando isto começou, começou pequeno com 20l. tínhamos umas pedritas coloridas areia branca fina e 2 peixes 1 molly (macho) e 1 espada (fêmea) depois vieram os guppys e corry e um beafortia leveretti (peixe lapa). aqui estão algumas fotos como começou: o aquário agora esta só para camarões e as fotos: entretanto veio mais peixinhos e nossa pretinha que é uma espada e o nosso mosqueteiro o espada macho . passado alguma tempo decidimos comprar um aqua maior e assim foi temos agora também um de 6…
-
- 36 respostas
- 4.7k visitas
Boas. É com muito gosto que venho fazer um tópico para um aqua meu! Tinha este aqua emprestado a uma amiga, mas porque os peixes dela morreram, ela deu mo de volta Comecei logo a pensar num aqua lindo, verde e tal então decidi falar com os meus pais: aceitaram. Já tenho o aquário, fiz uns ensaios de layout e então vou vos mostrar algumas fotos para já, e meter o Setup. SETUP: Aqua: C- 42cm A- 29cm L- 25.5cm ou seja, 31 litros Brutos Filtro: AquaClear 20 Iluminação: Em princípio um candeeiro de 25W Substrato: Akadama Hardscape: Rochas Fauna: Red cherrie's (em principio) 1 ou 2 Otto's Flora: Riccia Fluitans Ago…
-
- 7 respostas
- 1.7k visitas
Cumps a todos!!!!! Logo mais postarei as fotos do meu naninho 22 litros, onde fiz uma sensivel transformação, espero que gostem e comentem... eu acho que ficou bom....
-
- 53 respostas
- 7.8k visitas
"little zion" dimensoes: +/- 18 litros iluminaçao: 1*8w daylight filtro : Boyu 100 substrato : jbl plant grow + turfa + areao fino preto + areao 3mm negro e branco adubo liquido: tropica plant-b plantas: nem me dei ao trabalho porque tirei do "zion" e o "little zion ficou assim" ..... embora a agua esteja um bocadito turva ,axo que da pa ver mais ou menos como ficou... quando estiver estabilizada eu volto a colocar uma panoramica geral dele abraços
-
- 2 respostas
- 1.4k visitas
Olá.. Boa noite... Bem.. Aqi fica uma experiencia minha... Tinha um Cubo da VDF aqui em casa, com uns carritos lá dentro e tal.. E resolvi brincar... Neste aquario coloco os caracóis que tenho a mais no meu 60L, e todos os dias surgem novos, mas como não consigo matar, coloco aqui.. Tenho também uns apontamentos de musgo de java, que tinha no outro e estavam cobertos de algas, aqui estão a crescer lindamente... O juncus, é tambem poda do outro... É apenas uma brincadeira, visto não ter filtro nem termostato cá... Setup : Aquário: Cubo VDF 5L Filtro: Hum....... Termostato: Hum.... Iluminação: Candeeiro com lampada 10w, 6400K Substrato ferti…
-
- 4 followers
- 37 respostas
- 3.8k visitas
Bem, como referi num tópico há algum tempo, novidades estariam para acontecer. Cá estão elas! 🤩Novo Aquário 🤩 Setup 1 - Nome do Aquário Falling Roots 2 - Data da montagem 15/04/2022 3 - Dimensões do aquário 22,5x22,5x22,5cm (15L) 4 - Equipamentos Instalados Filtro Filtro de cascata 300l/h, com optimização para filtragem biológica Termostato Não irá ter Iluminação/Foto-período Chihiros A251 Sistema de CO2 Pressurizado 5 - Substratos & decorações Substrato fértil Dennerle Scapers Soil Decorações (pedras, troncos, etc) Ryohu Stone Red Moor Wo…
-
- 4 respostas
- 905 visitas
Posso por algum tipo de fauna em um aquario de 2 litro e meio ? cumps
-
- 11 respostas
- 2.6k visitas
Boas, Tenho um nano de 30 ou 40l (41cm de comprimento x30cm de altura x25cm de largura) e queria fazer um aqua de mono especie mas nao sei qual especie e q ei de por. O aqua ja tem plantas (cabomba caroliana, feto de java, musgo de java, hidrocotyle, leucocefalla e salvinea natans). O q e q me aconcelham?
-
- 43 respostas
- 5.8k visitas
Pois é...tive a ideia maluca de fazer um aqua a partir de uma caixa de ferreros...xD Vejam lá: Alguem quer fazer um concurso disto?...eheh nestas alturas toda a gente tem umas quantas caixinhas destas em casa...vazias claro...eheh Cump