NANO AQUA
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.
710 tópicos neste fórum
-
- 8 respostas
- 17.6k visitas
Básicamente criei este tópico para se fazer uma lista de plantas boas para se usar em nanos, quando lhes proporcionadas boas condições, é claro. Espero que contribuam LISTA: banana rock Anubias banana rock (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana Cladophora aegagropila Cryptocorynes Echinodorus tenellus Echinodorus acicularis Echinodorus "parvula" Glossostigma elatinoides Hemianthus callitri…
-
- 4 respostas
- 16.7k visitas
Façam fichas sobre as animais que usam nos nanos ou gostam e metam aqui, para eu mais tarde dar uns retoques a nivel estético, para ficar tudo igual e organizado =) [[[]]]
-
- 1 resposta
- 15.2k visitas
Básicamente criei este tópico para se fazer uma lista de peixes/invertebrados bons para se usar em nanos, quando lhes proporcionadas boas condições, é claro. Não se esqueçam que dentros das espécies há algumas variações em relação ás suas sub-espécies. Pesquisem sempre!! Espero que contribuam LISTA: banana rock Guppy banana rock Betta Barbos Rasboras Tetras Peixe-Lápis Coridoras Otocinclus Killifishes Camarões Ampuláriase e Neritinas Por Joe Faria: barbus jae barbus sylvaticus barboides gracilis betta splendens boraras brigitae boraras maculatus …
-
- 4 respostas
- 13.4k visitas
Façam fichas sobre as plantas que usam nos nanos ou gostam e metam aqui, para eu mais tarde dar uns retoques a nivel estético, para ficar tudo igual e organizado =) [[[]]] Lista de fichas já realizada: Utricularia graminifolia Eleocharis acicularis
-
- 7 respostas
- 10.8k visitas
Boas pessoal, estava para aqui a montar o meu nano, e devo admitir que me aventurei em algo que não correu nada bem... E lembrei-me do seguinte: "Olha, isto foi estúpido, devia avisar no forum. Mas nem estou bem a ver em que tópico o fazer...". Como tal, ei-lo!! Com este tópico, espero que coloquem as vossas dicas conselhos, experiências, que sabem que faz a diferença, mas não estão organizadas por aqui. Frequentemente, faço um apanhado de tudo o que foi dito, e organizo. Agradeço que sejam sucintos e directos, para facilitar o trabalho de quem organiza e de quem consulta Dicas: Montagem: Não usar aquecedores de fio. Aquecem demasiado…
-
- 7 followers
- 206 respostas
- 24.5k visitas
Boas meu caros, Uma nova etapa da minha vida começou e de momento deixei a aldeia (durante a semana) e estou a viver na cidade do Porto. Para já estou sozinho enquanto não se orienta as coisas para trazer a minha miúda comigo e dou por mim sem nada para ocupar o meu tempo quando chego do trabalho. A ideia seria então começar este projeto de um Nano, porque o apartamento não permite mais, que me desse trabalho para me manter ocupado e mais saudável a nível mental 😂 Ainda falta adquirir praticamente tudo e estou com um orçamento de 400€ para gastar neste pequena obra de arte. Uns compram consolas, outros compram aquários. E é neste campo que peço a vossa colaboraç…
-
- 411 respostas
- 24.1k visitas
Olá rapaziada . Como tinha prometido , criei este tópico com tudo junto . O aquário tem as dimensões 60x30x35 cm e neste momento está todo sujo ! Ele é um pouco diferente dos novos , o sitema de filtragem é feito por carvão , esponja e por uma bomba de ar instalados na parte de trás do aquário : Com ele veio também um termostato de 50W : E a calha de iluminação: Acho seriamente que tenho de comprar um novo filtro , e o termostato ainda não sei porque ainda não o liguei . Estou um pouquinho perdido :D Sugestões ? Comprimentos João
-
- 111 respostas
- 23.7k visitas
Olá! Bom, mais uma montagem pelas minhas mãos. Esta foi montada na mesma orientação que a anterior… aquário simples, fresco e suave. Antes de avançar com o aquário esbocei o harscape em papel e escolhi as plantas escolhidas a dedo. Na fase inicial da construção do hardscape decidi fazer algumas modificações a nível de flora e altura da disposição dos basaltos. A flora é algo para o exigente sendo algumas plantas talvez menos conhecidas para alguns de vós. Bem, tive cerca de 2 semanas para conseguir terminar toda a plantação vista ter tido alguma dificuldade em arranjar a flora. Vou começar por apresentar o esboço com a ideia inicial. Peço já desculpa p…
-
Boa tarde pessoal, Como cada maluco tem a sua pancada, eu também tenho a(s) minha(s). Ontem quando fui a vidromoldura, para dividir um aqua ao meio, passou-me pela cabeça e mandei também fazer um aquário 10cm x10cm x10cm. Sim é de malucos, mas não estou propriamente a pensar em pôr lá para dentro um discu. Nem um betta (talvez acabe por passar lá uns minutos enquanto o mudo do aqua em que está para o que ai vem). Talvez, e volto a dizer, talvez um guppy. No máximo. Mas vamos ao que interessa. Quero saber o que é que cada um fazia com um aqua deste tamanho. Vou deixar aqui a minha ideia, pôr areão preto, e arranjar uma planta qualquer, bonita, que não cres…
-
Boas a todos... Com este tópico pretendo criar algo do genero de um album de evolução de um Nano... Vou deixar as fotos da montagem do Hardscape... Depois do aquário bem lavado, do filtro cheio com esponja e Eheim substract chegou a hora de começar a montar o hardscape... 1. Aquário vazio, com a marcação da regra dos terços e da regra de Ouro de Fibonacci 2. Esboço do que seria o hardscape, com um pano por baixo 3. Pronto para iniciar, já com a calha, para se ver bem 4. Uma primeira camada de Akadama para assentar as pedras e não riscar o vidro do fundo 5. Colocação das pedras que servirão de barreira fisica…
-
- 3 followers
- 112 respostas
- 20.8k visitas
Iwagumi Aqui vai todo o setup: Data de Montagem: 06/01/2017 Aqua: 40x25x25 de 20l Móvel: IKEA besta Iluminação: Filtragem: filtro de cascata Matérias Filtrantes: Lã Sera Siporax mini Hardscape: Pedras colectadas no monte de Faro em Esposende Substrato: tropica aquarium soil tropica plant growth Fertilização: n/d Fauna: n/d Flora: glossostigma elatinoides (sementes) Parâmetros da agua? pH = n/d Dureza Carbonatos (KH) = n/d Dureza Total (GH) = n/d Amónia (NH3) = n/d Nitritos (NO2) = n/d Nitratos (NO3) = n/d Este Aqua está…
-
- 101 respostas
- 20.3k visitas
Boas! Não é a primeira vez que venho ao fórum mas é o meu primeiro tópico/post. Começo por elogiar o forúm! tem de tudo aqui, dá pra passar horas "colado" e encher a cabeça de "bixinhos" pra começar um novo aqua. Tem informação, opiniões, comentários, etc. sobre tudo e mais alguma coisa, mas, como sempre, as opiniões divergem em todos os assuntos, daí fazer este tópico. Estou com umas ideias para começar um novo aqua. Já não é o meu 1º mas sendo estudante longe de casa o outro ficou +/- ao abandono, prálem de que nem sempre consegui todos os objectivos pretendidos nele.. assim gostaria de expor aqui as minhas ideias e se possível receber algumas opiniões e informaçõe…
-
Wild Nano 12 Litros 1 2 3 4 5
by krypticall- 107 respostas
- 17.4k visitas
boas ja tinha este aquario de 12 litros como maternidade entao resolvi decoralo com algum material que por aqui tinha. Setup: Aquario - 30 x 20 x 20 - 12L Luz - 15w 6500k Filtragem - Eheim liberty 2040 Decoraçao: Akadama Rocha volcanica Flora Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia) Cryptocoryne undulata Hemianthus micranthemoides Heteranthera zosterifolia Hydrocotyle Leucocephala Hydrocotyle verticillata Marsilea hirsuta Microsorum pteropus "Windelov" Vallisneria americana ''mini twister'' Fauna Guppys Invertebrados Foto: Abraços
-
- 53 respostas
- 16.8k visitas
Boas pessoal!! Tenho uma ideia e gostaria de saber qual a vossa opinião... Depois de sentir algumas saudades de ter uns peixinhos resolvi (depois de ler diversos tópicos) enveredar pela idealização de um cubo da vodafone "Super low cost". A ideia é a seguinte: Cubo Vodafone inalterado +/- 5 lts (aquilo é estanque, não é??) Areão (vulgo pedras o mais pequenas possível) negras apanhadas na praia aqui em S. Miguel Musgo ou qq outra planta apanhada numa fonte qualquer TPA's bi-semanais aprox. 1,5 lts Casal de Bettas (penso que estarão bem melhor do que nos copos de cerveja de plástico que vi na casa de animais) Candeiro dos chinocas (o mais barato possíve…
-
Boa tarde pessoal! Como o bichinho aqui dos aquários aperta bastante e eu tenho um pequeno aquário muito mal arranjado na garagem, estou a pretender dar-lhe uma nova vida e fazer alguma coisa bonita. Como coisa bonita entenda-se aquascaping Começando pelo setup provável: Aquário: 50x25x25 (cerca de 30L brutos); Filtração: Elite HUSH 10 (filtro cascata); Iluminação: provavelmente um ou dois candeeiros de secretária... entre os 15 e 30W; Aquecimento: possivelmente nenhum... (ou então tenho ali um termostato de 50W a um canto); Substrato: talvez algum sera floradepot e tenho uma razoável quantidade de areão negro guardada. Areia branca ou amarela também se a…
-
- 123 respostas
- 15.9k visitas
boas pessoal como nunca podemos ver 5 bocados de vidro vazios, resolvi montar um nano aqua com material escedente que tinha aqui por casa. bom como o que interessa é o aqua aqui vai o possivel setup: aqua: 35x20x20 +- 14L substrato: akadama hardescape: pedras esverdeadas colhidas aqui por perto e pequeno tronco de videira. filtro: a ponderar (possivelmente um elite mini interno) aquecedor: fluval 25W iluminação: em construção mas possivelmente DIY com duas lampadas economicas de 9W. Quanto a flora ainda não esta escolhida estou aberto a opiniões (baixa manutenção) a fauna colocarei alguns red´s ou outra especie de camarões. bom deixo aqui umas fotos…
-
O meu "Nanoninho" 1 2 3 4
by A. Ferreira- 93 respostas
- 15.6k visitas
Viva, Deixo aqui a apresentação do meu "piqueno" Montagem: Fins de Julho de 2011 Medidas: 30 X 30 X 35 (C X L X A) Capacidade: +/- 25 litros reais Filtro: Mochila, Eheim (o mais pequeno) Aquecedor: Ainda não tem Iluminação: Lâmpada PL 13 W Hardscape: Madeira + pedras de granito Substrato fértil: um pouco (não me lembro da marca) + areão preto Flora: Eleocharis parvula, Microsorum pteropus narrow, anubia, musgo de java, sagitaria subulata, Hemianthus micranthemoides, Rotala rotundifolia, Higrofilla ?? Fauna: Alguns gastrópodes, mini Gupies, Red cherry, Crystal red Fertilização: Muito pouca CO2: Caseiro e fraquinho Fo…
-
- 87 respostas
- 15.6k visitas
Fala ai pessoal, enfim esta saindo do papel meu Projeto para 2015. mudei muita coisa ate começar a comprar as coisas. e ainda estou mudando algumas ate ele realmente estar plantado e com agua.. minha inspiração para o aquapaisagismo e base que deve seguir é esse aquário abaixo: FOTO DE EXEMPLO e o aquário como TODO deve seguir uma linha CLEAN e minimalista estilo ADA como o abaixo ( móvel, vidro, acessórios, iluminação e outros ) FOTO DE EXEMPLO vamos lá aos detalhes. Tamanho: Cubo de 37cm total de 50L brutos Móvel: ADA Wood Stands - FVM substrato: Areia Preta Mbreda Black Blue filtro: canister FVM com filtro UV integrado ( sendo desenvolvido - postarei o processo )…
-
- 37 respostas
- 15.5k visitas
Boa pessoal Isto por aqui anda um pouco parado…por isso vamos lá tentar animar um pouco as coisas. Pessoalmente, não sou fã incondicional de nanos, não pq n tenham beleza (pq tem e alguns muita) ou pelo “tipo de aquariofilia” em si, mas pq no geral e frequentemente acabam por ser “impingidos” ao pessoal que se inicia, com poucos conhecimentos, acabando por se revelar uma perda de dinheiro e a causa de alguns pequenos dissabores. Dito isto…vamos ao que interessa. Ofereceram-me acerca de uma ano um aquário em segunda mão (alguém que em tempos o comprou erradamente e dp não sabia bem como o montar e acabou por desistir). Assim ficou, desmontado até que a comichão d…
-
Decididamente eu não sei fotografar aquários, por isso, aqui fica uma geral da colecção de nanos... um dia destes volto a tentar...
-
- 72 respostas
- 14.6k visitas
Olá a todos. Agora que consegui arranjar um pouco de tempo, deixo-vos com umas fotos do meu novo aquário plantado. Espero que gostem: Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior E antes que perguntem, aqui vai o setup: Equipamentos: Aquário: 35*20*25 - 17,5 litros teóricos (Água Viva) Iluminação: 1*24W PLL 8000K das 14:00 às 00:00 (Horizonte Aquático) Filtração: Hagen Elite Mini Termostato: Nenhum CO2: Botija de 2 Kg com válvula solenóide ligada ao temporizador da luz Difusor: Aquatic Moments v2.0 Subtracto e Hardscape: Fundo com turfa já utilizada (bactérias ) e coberto com areão vulcânico de granulometria de 2-3 mm (+/-) ap…
-
- 5 followers
- 77 respostas
- 14.6k visitas
Tenho um aquário de 14 litros e o filtro é um eco-filter 300 com uma air pump acoplada (o fluxo de água do filtro e a air pump são reguláveis). Em termos de plantas, tenho uma morimo ball (dentro de um mini cesto ornamental). Até há pouco tempo tinha peixinhos dourados, mas soube depois que o meu aquário não era propriamente indicado para aquele tipo de peixe porque faziam muito lixo e cresciam bastante. Um acabou por morrer, enquanto que outro eu consegui meter num tanque de maiores dimensões de uma pessoa amiga. Mudei 90 % da água (com ajuda de um water syphon), mas deixei o filtro intacto (ainda com um pouco de dejetos dos peixes anteriores) para que ainda houvesse nit…
-
- 85 respostas
- 14.4k visitas
Este concurso terá como objectivo motivar os membros do fórum a conseguirem montar um bonito nanoaquario plantado com recurso a um material disponível gratuitamente à grande maioria de nós. Será composto de 4 fases que visão mostrar a evolução dos cubos ao longo pelo menos 2 meses. Fase 1: Material, Equipamento e Hardscape Neste fase todos os membros deveriam tirar uma foto ao nanocubo (que deverá ter obrigatoriamente as medidas de 18*18*18 cm = medidas de uma caixa vodafone, ou muito aproximadas, mas pode ser em vidro, acrílico, plástico, tanto faz, desde que cumpra as medidas), e restante equipamento que eventualmente usem (filtros, aquecimento, iluminação, substr…
-
- 68 respostas
- 14.2k visitas
Boa noite, Venho neste tópico introduzir os planos para a minha nova montagem, depois de alguns meses de ausência dos plantados. Como não tenho tido muito tempo para me dedicar à aquariofilia irei montar apenas um nano de 30 litros que virá da GAD como prémio do Concurso de Mini-Aquários da Petfestival 2012. A ideia Ryoboku é uma palavra japonesa que se pode traduzir por "madeira submergida". Essa palavra veio a ser muito utilizada para descrever aquários estilo nature baseados em madeiras como principais elementos do hardscape. Os mais variados exemplos de aquários Ryoboku podem ser facilmente encontrados numa pesquisa no google. No site do representante …
-
- 74 respostas
- 14.1k visitas
O meu mini aqua plantado de 17 Litros No fundo areia branca com riccia flutans e em cima salvo erro é limna minor , uma raiz de arvore e algumas rochas vulcanicas em redor do filtro Iluminação - 18W/840 Dulux L Filtro heim de esponja 41x18x20 O aquário foi montado á 4 meses mas ainda está sem habitantes, apenas caracois Estou á espera que a riccia flutans cresça mais um pouco e que se agarre melhor ao fundo Aqui vão as fotos Espero que Gostem Cumprimentos Nuno Afonso
-
- 25 respostas
- 13.7k visitas
1º LUGAR Concorrente n.11- Ricardo B. Rosa 2º LUGAR Concorrente n.4 - Krypticall 3º Lugar Concorrente n.5 - Luís Amaral
-
- 61 respostas
- 13.3k visitas
Deixo-vos fotos do meu novo projecto.Para este aqua pensei fazer algo simples. Nome: ''Claro Silêncio'' Dimensão: 42x24x24 (20 Litros) Iluminação: 2x T8 de 15W cada (30W total) Fauna: (ainda a pensar) Flora: Hemianthus Callichtroides ''Cuba'' Hardscape: Pedras Brancas Substrato: TetraPlant ''Complet Substrate'' ; Areia Branca Filtragem: Filtro de Cascata ''Nirox'' 300L/h CO2: Sistema caseiro
-
Assim dou início ao meu primeiro Nano. O equipamento é o seguinte: Wave Box 30 Características: Dimensões: 30x30x35 Filtragem: Niagara 190: 190 l/h - 3 W (não tenho a certeza) Luz: SOLARIS 18 W (6.500k) Este fim-de-semana, irei estudar o hardscape. Entretanto ficam aqui umas fotos do equipamento e da montagem. Abraço, Sérgio Costa
-
- 5 followers
- 136 respostas
- 12.8k visitas
Olá malta. Como já tinha referido noutro tópico (Link), decidi voltar à aquariofilia, mais em concreto ao Aquascaping. Embora tenha tido um aquário comunitário com algumas plantas de baixa manutenção e hardscape básico, decidi aventurar-me no Aquascaping, para poder tirar maior proveito do hobby. Sendo assim, vou começar por um Nano de 27L, espero que gostem da montagem, espero ter tempo para vos manter actualizados. Neste momento tenho 2 disposições dos troncos que ainda não decidi, as tochas ainda podem mexer dependendo da posição dos troncos (e ainda vou reforçar a quantidade de substrato). Setup 1 - Nome do Aquário Nano 27L 2 - Data da mon…
-
- 48 respostas
- 12.7k visitas
Pessoal, eis que não resisti e montei o meu 1º Nano. Data de montagem: 30-12-2007 Setup: Dimensões: 18x18x18 (Caixa da Vodafone) Capacidade: 5.8 L (5L reais) Filtragem: Elite Mini (Interior; 200 L/h – Regulado no minimo) Aquecimento: Termóstato Elite Mini 50 W Iluminação: Cand de mesa com 9W Parametros: pH: ~7.0 Temperatura: Vai estar a 26ºC Hardscape: Substracto: Areao Preto Decoração: Duas pequenas rochas e papel de fundo Livescape: Flora: 4 pés de cabomba Fauna: Aceitam-se sugestões Gostaria de obter os vossos comentários e sujestões para a Fauna. Será que um…
-
nano 36cm - 27L 1 2 3
by joe faria- 50 respostas
- 12.2k visitas
Aquário: 36×25x30cm Iluminação: 24w PC Filtração: Aquaclear 20 modificado com escumador de superfície Substrato: turfa, laterite, areão negro, areia ”Amazonas” Hardscape: Redmoor Wood e Seiryu Stone Flora: Feto de Java ”narrow leaf”, bolbitis heudeloti, anubias nana, anubias nana petite, fissidens fontanus e Riccardia chamedryfolia. Fauna: Celestichthys margaritatus, otocinclus sp., Neocaridina denticulata sinensis var. red e caridina cf. cantonensis "crystal black"
-
- 1 follower
- 8 respostas
- 12k visitas
Penso que deveria haver uma definicao clara sobre o que e um Nano. Para mim um 20L e m pequeno aquario, mas para ele ha fitros e todo o equipamento, portanto nao e um Nano. Um Nano e um desafio porque e dificil manter um ciclo biologico em pouco espaco, mas e possivel. Para outros 20L e ja um Nano. Por isso os moderadores deviam definir um limite claro sobre o que se aplica nese Forum, a nao ser que me tenha escapado algo? Qual e a sua definicao de volume para um Nano? Proponho uma votacao.
-
- 121 respostas
- 11.7k visitas
Boa tarde, depois de ver o novo projecto do micro aquário do jpmartins, fiquei intusiasmado, e eis que com a ajuda dele encomendei aquilo a que estamos a tentar classificar como aquariofilia do copo de wisky (nome deriva do tamanho do aqua e não por bebermos muito). Sendo assim, e depois de reflectir, o aqua é bastante maior que o dele, em vez de 1l bruto, o meu tem uma capacidade de 1,5l brutos, que deve dar cerca de 1 litro util no fim da montagem.. Seja como for estou com algumas ideias, e como nada melhor do que uma paisagem portuguesa, tal como o titulo indica, este aqua e a sua primeira montagem (numa coisa deste tamanho cheira-me que vou andar sempre a muda…
-
- 57 respostas
- 11.4k visitas
Ola! Este é o meu novo nano... Comentem, aconselhem, e ajudem-me nas minhas duvidas... Então cá vai: Nome: Por Defenir Data da montagem: 28\10\2007 Setup: Aquário: 50x30x30 - 45L brutos (Feito à medida) Iluminação: calha feita por mim, com 2X lâmpadas PC´s de 11W (9 Horas diárias) CO2: Não tenho Filtração: EHEIM Liberty 2040 Aquecimento: Wave Trópico 100w Termómetro: Wave Precision Substrato: Areia de Sílica branca; pedrinhas pretas; Substrato da aquality Parâmetros: pH: 7.4 (mas estou a tentar baixar) Temperatura: 24ºC Hardscape: Várias pedras pretas amontoadas fazendo pequenas grutas Flora: Elodeas (Elodea densa) Musgo de Java (V…
-
Boas, infelizmente após uma primeira montagem onde a minha filha de 3 anos lá se lembrou de por leite no aquario e ter desfeito tudo, vou em breve iniciar uma nova montagem. Data de Montagem: 11-02-2014 Aquário: blau cubic 30x30x35 (32 Litros) Luz: Blau Nano Led 11w Filtragem: Eheim aqua compact 40 Aquecimento: Termo de 25W. Substrato: Fértil Tropica Plant Growth Substrate, inerte Jbl sansibar black Fertilização: Plant Growth Premium Fertiliser,Plant Growth Specialised Fertiliser, CO2 pressurizado 500gr da tmc. Fauna: ainda em estudo, mas para já 2 ottos, 3 caridina japonica, e umas boraras tambem em estudo! Inertes: seiryu stone Flora: Tambem ainda em es…
-
Members