NANO AQUA
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.
710 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 16.7k visitas
Façam fichas sobre as animais que usam nos nanos ou gostam e metam aqui, para eu mais tarde dar uns retoques a nivel estético, para ficar tudo igual e organizado =) [[[]]]
-
- 4 respostas
- 13.4k visitas
Façam fichas sobre as plantas que usam nos nanos ou gostam e metam aqui, para eu mais tarde dar uns retoques a nivel estético, para ficar tudo igual e organizado =) [[[]]] Lista de fichas já realizada: Utricularia graminifolia Eleocharis acicularis
-
- 1 resposta
- 15.2k visitas
Básicamente criei este tópico para se fazer uma lista de peixes/invertebrados bons para se usar em nanos, quando lhes proporcionadas boas condições, é claro. Não se esqueçam que dentros das espécies há algumas variações em relação ás suas sub-espécies. Pesquisem sempre!! Espero que contribuam LISTA: banana rock Guppy banana rock Betta Barbos Rasboras Tetras Peixe-Lápis Coridoras Otocinclus Killifishes Camarões Ampuláriase e Neritinas Por Joe Faria: barbus jae barbus sylvaticus barboides gracilis betta splendens boraras brigitae boraras maculatus …
-
- 8 respostas
- 17.6k visitas
Básicamente criei este tópico para se fazer uma lista de plantas boas para se usar em nanos, quando lhes proporcionadas boas condições, é claro. Espero que contribuam LISTA: banana rock Anubias banana rock (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana Cladophora aegagropila Cryptocorynes Echinodorus tenellus Echinodorus acicularis Echinodorus "parvula" Glossostigma elatinoides Hemianthus callitri…
-
- 7 respostas
- 10.8k visitas
Boas pessoal, estava para aqui a montar o meu nano, e devo admitir que me aventurei em algo que não correu nada bem... E lembrei-me do seguinte: "Olha, isto foi estúpido, devia avisar no forum. Mas nem estou bem a ver em que tópico o fazer...". Como tal, ei-lo!! Com este tópico, espero que coloquem as vossas dicas conselhos, experiências, que sabem que faz a diferença, mas não estão organizadas por aqui. Frequentemente, faço um apanhado de tudo o que foi dito, e organizo. Agradeço que sejam sucintos e directos, para facilitar o trabalho de quem organiza e de quem consulta Dicas: Montagem: Não usar aquecedores de fio. Aquecem demasiado…
-
- 10 respostas
- 2.8k visitas
Boas pessoal do hobbie, Depois de ver um tutorial de construção de um nano elaborado pelo sharpness, magistralmente, permitam-me acrescentar, decidi fazer um pela minha mão. De momento ainda não disponho de fotos do exterior, só do layout, pois para tutorial creio que o dele está fenomenal, e é mais do que suficiente. Apenas lhe fiz uma mini sump, com o esquema do costume mas devidamente miniaturizada, e devo acrescentar que é muito eficaz, a cascata produz uma oxigenação excelente, com centenas de micro bolhas de ar, que, acreditemos ou não, e dadas as diminutas dimensões do nano, também transportam CO2 que existe naturalmente na atmosfera, muito benéfico pa…
-
- 13 respostas
- 3k visitas
Boas Pessoal Este Aquário que irei mostrar, foi montado com dois propósitos : O 1º, e mais importante, criar os alevins de guppys; O 2º, experimentar novas plantas(porque a única planta que havia tido até agora tinha sido uma Valisnéria SETUP: Medidas- 52x26x29 (aproximadamente 40L) Substracto- SERA FloraDepot; Areão preto da HAGGEN Decoração- Tronco de Mopali Filtragem- EHEIM Pickup 2006(Caudal máximo 180L\H) Aquecimento- Aquarium Systems 50W Iluminação- Calha Aquapor 14W(já tenho todo o material para meter uma PLL de 36W, à excepção do casquilho, que não encontro em Setúbal) CO2- Caseiro Flora:-Cabomba Caroliniana -Crypto ??????? -Eleocharis Parvul…
-
- 61 respostas
- 13.3k visitas
Deixo-vos fotos do meu novo projecto.Para este aqua pensei fazer algo simples. Nome: ''Claro Silêncio'' Dimensão: 42x24x24 (20 Litros) Iluminação: 2x T8 de 15W cada (30W total) Fauna: (ainda a pensar) Flora: Hemianthus Callichtroides ''Cuba'' Hardscape: Pedras Brancas Substrato: TetraPlant ''Complet Substrate'' ; Areia Branca Filtragem: Filtro de Cascata ''Nirox'' 300L/h CO2: Sistema caseiro
-
- 5 respostas
- 1.7k visitas
Olá a todos! Venho mostrar as fotos de uma montagem que fiz recentemente com um cubo de 5L. Nele vão viver os filhotes de um caracol que arranjei na Ornimundo e entretanto desovou,cujo nome era só 'Caracol Negro'.Fica também as fotos para me ajudarem a descobrir o nome cientifico do caracol,se fizerem favor.Espero que gostem! ''Prado Menor''(que raio de nome eu me havia de lembrar... ) - 5L Substrato: Húmus tratado coberto por Akadama. Iluminação: Candeeiro com lâmpada de 20W c/ 6400K Flora: Eleocharis Acicularis , Marsilea Drummondii Fauna: Apenas e só filhotes de Caracol Negro. Co2 caseiro
-
- 17 respostas
- 2.5k visitas
Caros membros, Decidi montar mais um aquário, desta vez um pouco mais pequeno. Deixo o setup e algumas fotografias iniciais. Este aquário é uma experiência, vou tentar manter este aquário apenas com TPA's frequentes. Setup: Aquário: 40*25*25cm (25L) Iluminação: 1 x 15W Filtragem: TPA's frequentes CO2: Receita caseira Decoração: Areão escuro, xisto Flora: Eleocharis acicularis (tapete); Bacopa monnieri. Peixes: Otocinclus sp. Invertebrados: Neocaridina heteropoda var. Red Agora só tenho de esperar que as plantas se desenvolvam e ficar com o aspecto que pretendo. Cumprimentos Octávio Alves
-
- 14 respostas
- 3.5k visitas
Olá, tal como já tinha prometido num outro tópico aqui vai a apresentação do meu 1º nano. e antes de começar agradeço a duas pessoas aqui do fórum que me ajudaram nas minhas dúvidas que tive: zogli e andrecardoso o meu obrigado Este nano surgiu de uma caixa da Optimus que tinha cá por casa e ao ver outros nanos aqui no fórum lá meti a cabecinha a pensar e deu nisto... Nome: "Brown&Green" Data de montagem: Setembro 2007 Dimensões: 21x15,5x16 (cm) Iluminação: 1x12W (6000 e tal K) Filtragem: filtro interno elite mini Aquecimento: para já não possui Substrato: akadama Co2: para já não possui Decoração: Pedras (apanhei aqui ao pé de casa, não são x…
-
- 4 respostas
- 2.5k visitas
Já algum tempo andava para aqui colocar fotos dos meus nano aquas... Finalmente tive algum tempo para as tirar, embora não tenha gostado de algumas... vou postando os restantes aquas à medida que for tendo novas fotografias. Mas para já fica este, o maior dos nanos! Aquário: 28(C )x20(A)x14(P) (+- 6L reais no verão, +- 8L reais no Inverno) No verão leva menos água para deixar uma coluna de ar para a desova das ampulárias Substrato: Nada Hardscape: Pedras avermelhadas recolhidas em trás-os-montes (acho que são xistos vermelhos) Filtro: Nenhum (TPA de uma garrafa de 33cl de 2 em 2 dias + ou -) Termostato: Nenhum (os aquas estão na casa de máquinas…
-
- 15 respostas
- 3.2k visitas
bem, desde ja devem estar a perguntar-se o porquê do nome, entao passo a explicar, nano cube, pois é um cubo de 8L de 20cm de aresta, fil 2007, pois foi la que comprei a akadama, a eleocharis e a "cuba", para alem disso, o cubo foi construido a pensar na exposiçao, mas acabi por nao o levar... entao ca vai setup Nome: Nano Cube FIL 2007 medidas: 20X20X20----8L----6L uteis CO2: caseiro iluminaçao: 2 lampadas economizadoras de 11W 6400k filtragem:NIROX Hang on Filter GOODY 801 substrato: substrato para plantas de vaso a base de turfa(ja obtive bons resultados), akadama grossa, akadama fina hardscape: xistos flora: eleocharis acicularis Hemianthus…
-
- 12 respostas
- 3.4k visitas
Só porque gosto de Nanos e porque tinha que oferecer um presente ao meu gajo, achei por bem dar-lhe uma coisa bonita Setup: Data de Montagem: 10/04/2007 Aquário: 19x19x19 Volume bruto: 6.8L Volume efectivo: 5L Filtragem: Red Sea Nano filter 60l/h Iluminação: PC 5w CO2: injeção diária de co2 caseiro por fermentação Fertilização: Dia sim dia não K P N, semanal de Fe e Macros. É feita a olho sendo que aqui um conta gotas com gotas pequenas é fundamental. Fauna: Betta Splendens e caracóis Flora: Hemianthus callitrichoides "Cuba" Fotografias do dito acabadas de tirar
-
- 2 respostas
- 1.7k visitas
"NANOWORLDPROJECT" Aquário : cubo vodafone 5L Filtragem: eheim liberty 100 Iluminação: lampada 5w Substrato: tetra plant Areão de Basalto Fauna: neocaridina White Pearl Atyaphyra Desmaresti Neocaridina denticulata sinensis Flora: Eleocharis Parvula Vesicularia dubyana Lemma minor Marino ball Hardscape: 600g de basalto p.s (brevemente colocarei fotos da montagem)
-
- 7 respostas
- 2k visitas
Viva, Aqui vai a minha primeira aventura com nano aquas plantados!!!!!! Vamos ver no que dá!!!!! Reborne de nome pois voltei aos plantados!!!!! Setup: Cubo diy 30X30X30 27lts brutos Filtro: Aquael 260lts/h Termostato: Hydor 50w Co2: Receita Caseira Iluminação: HQL de 80W Substrato: Sera floredepot Hardscape: Rocha do Rio Tronco de videira Areeão vulcanico Flora: Heteranthera zosterifolia - HZ Echinodorus tenellus Rotala rotundifolia Limnophila sessiliflora Musgo de java Fauna: 1-Beta 3-Barbos cereja 4-Viuvas Bem aqui vai as fotos!!!!! O Cubo: Com substrato especial: Aqui com floredepot mis…
-
- 24 respostas
- 5.2k visitas
no verão passado, depois de uma semana e meia de ferias, cheguei a casa e deparei-me com dois aqua cheios de peixes mortos plantas completamente estragadas, e uma botija de co2 vazia, como é custome nada aconteceu ninguem mecheu em nada..., mas o mal estava feito não havia nada a fazer... foi ai que, precipitando-me montei este aqua, sem ter a botija de co2 recarregada... http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry428610 como vivo no interior, a coisas que tão simples se tornam complicadas, como encher 2kg de co2, o tempo passou-se entre arranjar um sitio para encher, já saber onde encher mas estar com falta de tempo€€, e mais quase 2 meses para a gar…
-
- 14 respostas
- 3.4k visitas
Aqui está o meu Nano Aqua abaixo fica o setup e umas fotos, Comentem... Setup: Dimensões - 40x25x20 Capacidade - 18L Iluminação - 1 Lâmpada 8W Filtragem - Q 25-200 l/h - Carvão activo Termostato - 75W Temperatura - 27ºC PH - 7 - 7.5 Manutenção - TPA's de 40% 1x semana Substrato - Areia branca e pedra vulcanica Habitantes- 5 Neons, 3 Danio Zebra, 2 Cobras-Kulie, 1 Cauda-de-Espada (macho), 1 Coridora Ponteado Plantas - Ceratophyllum demersum, e as outras duas não consegui identifica-las
-
- 5 respostas
- 2k visitas
Ja tem um tempo que eu quero comprar um cubo , finalmente o adquiri , ainda faltam muitas coisas para o cubo , o filtro , o movel , todas as lampadas , por enquanto ele esta indo a base do " se vira com o que tem". Setup: Nome: "The Last Flower In The World" Dimensões: 25x25x25cm Volume: 15,625 litros brutos , cerca de 10 reais Filtragem: Atman 0100H( Futuro) Aquecimento: -- Iluminação: 1 Luz do Dia 6500k de 30 watts ( Quando o movel chegar vou acrescentar uma de 15 watts de 4000k) Substrato: 500 Gr de Laterita 1 kg de Humus in Natura 4,5 Kg de Cascalho de rio fino CO2: Cilindro de 4Kg 1 bolha a cada 1 segundo Decoração: -- …
-
- 411 respostas
- 24.1k visitas
Olá rapaziada . Como tinha prometido , criei este tópico com tudo junto . O aquário tem as dimensões 60x30x35 cm e neste momento está todo sujo ! Ele é um pouco diferente dos novos , o sitema de filtragem é feito por carvão , esponja e por uma bomba de ar instalados na parte de trás do aquário : Com ele veio também um termostato de 50W : E a calha de iluminação: Acho seriamente que tenho de comprar um novo filtro , e o termostato ainda não sei porque ainda não o liguei . Estou um pouquinho perdido :D Sugestões ? Comprimentos João
-
- 8 respostas
- 2.3k visitas
Partiu-se o antigo candeeiro da minha mesa de cabeçeira, por isso fiquei com espaço para mais um nano-aquário (Não, não foi de prepósito) :-D Já tinha esta ideia á algum tempo e como surgiu a oportunidade tive de aproveitar :-D Vamos lá ver como vai correr Setup: Aquário: 20x10x10 2litros Iluminação: 11w 6500k Filtragem: Jebo 501 CO2: Caseiro Flora: Hemianthus Callitrichoides "Cuba" Echinodorus Tenellus Fauna: 2 Red cherry Alevim de guppy (breve)
-
- 40 respostas
- 7.3k visitas
Já há algum tempo que ando com ideias de montar um nano aqua... Em arrumações cá em casa encontrei uns vidros, tirei umas medidas, e pronto decidi montar um... banana rock Setup: Data da montagem: 2010.06.12 Dimensões: 40x30x30 (36L) Aquecimento: 75w Temperatura: 27º Filtro: Cascata com massas filtrantes 150L/h Substrato: Akadama 10L Iluminação: DIY (dois focos 60W) CO2: Caseiro Flora: blyxas japónicas; musgo java; musgo christmas e eleocharis parvula Materiais inertes (hardscape): Pedras vulcânicas (apanhadas no vulcão dos capelinhos) e troncos de videira (apanhados na minha vinha ). Bla bla bla, vamos aquilo que o pessoal gosta…
-
- 3 followers
- 14 respostas
- 3.3k visitas
Bom dia a todos, Tinha cá por casa um aquário pequeno parado e decidi dar-lhe uso. Dado as reduzidas dimensões será assim um Nano e pretendo iniciar-me no mundo do aquascaping e dos plantados. Não tenho experiência nenhuma nesta área dos plantados pois a experiência que tenho em aquariofilia é apenas com um aquário de 300 Litros com Goldfish (que adoram comer plantas). Segue a descrição do setup (vou apenas preencher o que já tenho e conto depois com a vossa ajuda para escolher o resto e ir adicionando os dados que faltam): 1 - Nome do Aquário: "Wise Nano Aquarium" Conto com a vossa ajuda para tornar este Aquário o mais "Wise" possível. …
-
- 27 respostas
- 6.1k visitas
Olá a todos! Deixo-vos aqui o meu novo nano,espero que gostem:
-
- 6 respostas
- 1.7k visitas
a minha grande duvida é tenho um aqua de 45 lt e nao sei onde dovo postar ele pode ser considerado nano ou nãõ? agardeço
-
- 18 respostas
- 2.1k visitas
Boas! Eu tenho um aqua de 22L que de momento devido a falta de tempo para o cuidar ficou neste estado... Por isso vou recomeçar do zero outra vez. Vou tirar a tampa do aqua e vou por uma calha suspensa para poder usar um filtro de cascata. Vou tentar fazer um plantado por isso queria que me ajudassem a escolher o material para o aqua. Calha de iluminação ( o meu aqua tem 41cm de comprimento) Calha 1 Calha 2 Qual das calhas é a melhor para um plantado? Filtro EHEIM LIBERTY 100 Este filtro serve para o aqua? é bom? não será forte demais para 22l? Ou este... FILTRO DE DECANTAÇAO C/ VENTOSAS Qual delhes o melhor? …
-
- 0 respostas
- 759 visitas
Olá amigos,Estou pensando em um pequeno projeto para montar um aquário biótopo para Neons negros (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) em um nano de 27L (Cubo de 30cm), sendo dedicado apenas a essa espécie e quero tentar me aproximar o melhor possível do ambiente natural de algum afluente da Bacia do Rio Paraguay.Encontrei alguns vídeos e queria ajuda na identificação das espécies de plantas (se puderem identificar outras espécies de peixes no vídeo também, me ajuda. Eu noto vários tipos de tetras, ciclídeos anões e algumas corydoras):https://www.youtube.com/watch?v=A1xxHiH1tnshttps://www.youtube.com/watch?v=JBbdC-yuQ90Anotações que fiz em certas pausas do vídeo: No primeiro v…
-
- 10 respostas
- 2.8k visitas
Ola a todos! Tenho um aqua da aquapor que leva 22L que filtro é o mais indicado a usar? Eu de momento tenho um ELite stingray 10 mas ja tem algum tempo e ja faz um barulho brutalmente irritante especialmente á noite quando a casa esta em silencio. Agora algumas duvidas minhas.... Existem filtro externos para aquas pequenos?( duvido mas ja ando para perguntar isto á algum tempo) Dá para tirar os plasticos da parte de cima do aqua que servem de apoio á tampa e transformá-lo num aqua aberto com uma calha suspensa por cima do aqua tipo uma coisa deste tipo: é que se desse para fazer isto ja podia usar um filtro de cascata que era o ideal. Cumps!
-
- 4 respostas
- 1.5k visitas
Boas! Estava a pensar em fazer uma coisa engraçada com um jarra de vidro.... Por um planta pequena do tipo nenúfar e uns reds ou entao só o nenúfar, nao sei se é possivel... Digam qualquer coisa! A jarra é bem mais larga do que esta....nao afunila no meio é mais larga no meio. Cumps!
-
- 59 respostas
- 11.1k visitas
Olá, Depois de ter colocado aqui no fórum muitas das minhas dúvidas, o meu pequeno aqua está finalmente pronto! :: Como prometido, partilho o resultado da minha primeira montagem com vocês. Está montado e em funcionamento há três dias, sem peixes obviamente. Acondicionei a água com um produto próprio (acho que não posso referir marcas) e todos os dias tenho adicionado (como dizem na embalagem) uma gotinhas de "bactérias"... um produto que introduz os organismos essenciais para decomposição da amónia. No segundo dia também coloquei uns flocos de comida, pois aconselharam-me como boa prática para poder iniciar a ciclagem do aqua. Data de montagem: 15/04/09 …
-
- 12 respostas
- 3.1k visitas
Como no próprio concurso só é permitido um limitado numero de fotos, eu vou abrir este tópico para poder mostrar mais em pormenor esta brincadeira com o tão procurado cubo da vodafone... Então na primeira fase o que nos foi pedido foi o material usado incluído o próprio cubo Também seria usado um tronco que não consta na foto, mas aparece mais tarde...o setup fica para o final... Na segunda fase, a montagem... Comecei por adicionar os pequenos seixos de basalto para dar um bom relevo e consistência, depois adicionei areão quartzo black misturado com um fertilizante de substrato marca branca Primeiro teste ainda com o tronco com o musgo antigo…
-
- 38 respostas
- 9.5k visitas
Pessoal, aqui fica o meu 2º Nano, como fui a AquaDecor2007, e vi la lindos Nanos fiquei cheio de vontade de fazer um, Data de inicio:25-12-2007 Setup: Medidas: 30*20*15 (9l); Iluminação: Calha provisoria Diy, feita com uma tampa de uma caixa de Grants, e lâmpada económica do chinoca (15w) Filtro: Tipo Hang On, Flow 60 (60l/h); Aquecimento: Aquecedor de 5W que coloquei dentro do filtro; Temperatura: 25º Substrato/Areão: Akadama; Layout: Basaltos de Castro Marim; Flora: Hemianthus 'Cuba' - Hemianthus callitrichoides, Blyxa Japónica e Echinodorus tenellus; Fauna: Guppies Alevins, Red Cherrys e um caracol que nasceu no aqua... Fotos; Clicar para ampliar; …
-
- 12 respostas
- 3.1k visitas
Boas pessoal...muito recentemente um amigo(Scooby) fez anos...então decidimos oferecer um aquário... espero que gostem...porque ele gostou =P ... Setup: Tamanho/litragem: 35*20*25 (17.5L) Filtragem: Hagen Elite Mini Underwater Filter Termostato: Aquatic Nature Easy Heat 50 W Luz: Calha com pll-11w Areão:Quartz negro Aquatic Nature + areia branca Troncos amazonicos Xistos Fauna: 3guppies red cherrys Wood Shrimp Flora: Anubias nanas Fetos de java Musgo Christmas Heteranthera zosterifolia Fotos: Clicar para ampliar; As primeiras ideias... A ideia já definida...com rio branco no meio... Uns xistos para dar consistência...para a…
-
- 15 respostas
- 3k visitas
Olá pessoal...montei mais um "cubinho" da Vodafone =P...Para poder por os sp. Blue... Entretanto comecei a gostar da aparência e comecei a aperfeiçoar... Fiz uma calha de luz com uma caixa de bombons com uma lâmpada do chinca de 11w... E pus um filtro de cascata, mas como achei que mesmo no mínimo tinha muito fluxo, pus uma folha de plástico a saída a travar um pouco a corrente de aqua... Fiz também uma parede de musgo com um bocado de acrílico, a ver vamos se tem futuro... Forrei também as duas laterais e o fundo do aqua para minimizar o stress, pois como esta entre dois aqua... e como o aqua da direita tem escalares, eles ficavam malucos quando viam os camarões a p…
-
- 24 respostas
- 5.7k visitas
Aqui fica o meu novo aqua, 30L... posto info/setup mais tarde... comentarios....
-
Members
No members to show