Ver tudo
Esta fonte actualiza-se automaticamente
- Esta hora
-
Obrigado. Pois mas podera ser coincidência ou nao foi a partir do momento que coloquei jm fertilizante que ocorreu a morte do betta . Tipo nessa semana . Relativamente ao substrato e ao conceito para o aquário que quero refazer: vi um vídeo no YouTube (em inglês) onde foi utilizado uma camada de terra misturada com substrato, seguida de uma camada de areia, e por cima mais substrato. A ideia é recriar algo semelhante. Depois de preparar essa base, o objetivo é tentar plantar espécies mais resistentes e experimentar relva low-tech para completar o design e melhorar a estética geral do aquário.
-
Esta semana atrasei um bocadinho a manutenção do tanque porque a Páscoa está a chegar e quero-o bonito quando chegarem as minhas afilhadas 😄 . Uma delas já se rendeu ao hobby, e a segunda já mostrou algum interesse. Tenho uma terceira, portanto tento aplicar-me e mostrar-lhes sempre um tanque bem cuidado para ver se as converto todas à nossa religião. Também aproveitei a tarde livre de hoje para fazer uma fotografia mais cuidada. Não é, de todo, o que seria uma fotografia final! Tenho gostado muito da evolução do aquário... de semana para semana noto uma diferença muito grande, para melhor. Acho que, com tempo e alguma dedicação, este tanque pode vir a ficar muito bonito. Tempo para deixar as plantas crescerem (nesse sentido não me posso queixar... elas têm-se esforçado para me agradar) e dedicação para começar a moldar um quadro mais interessante. O que acham da fotografia em baixo? O aspecto mais "natural" agrada-me, mas sinto que naquele lado direito, à frente, a Hellanthium precisa de levar uma poda. Aguardo, ou avanço com a tesoura? Uma coisa engraçada neste layout, e acho que foi o @C Mocho que me chamou a atenção para que isso poderia acontecer, é o equilibrio a que podemos chegar com a escolha e a evolução das plantas. Apesar da pedra principal estar mesmo colocada no centro, o lado direito parece muito mais "pesado" que o esquerdo, criando um equilíbrio muito interessante. A regra dos terços, afinal, não precisa ser sempre cumprida à risca. Uma última questão... em todas as imagens que vos apresentei com peixes, eles nadavam da esquerda para a direita. Nesta optei pelo sentido contrário. Qual acham a mais natural? Um abraço. E Boa Páscoa para todos!
- Hoje
-
Olá Markinho. Antes de mais, lamento profundamente as tuas percas. Também já perdi um Betta (por incrível que pareça, é uma espécie que nos toca de uma maneira especial... nunca senti o mesmo por outras espécies) e tenho um gato que me acompanha há 16 anos. Imagino bem o que andes a sentir. Em relação ao tanque... as plantas que referes não são plantas que se alimentam pelo substrato, logo, terás que fertilizar a coluna de água se queres que elas se desenvolvam. Aumentar a quantidade de luz, apenas, não vai fazer grande coisa... a não ser criar algas. Se for esse o objectivo (já foi o meu, portanto compreendo), força. Criar um aquário apenas com pedras e uma carpete (são os chamados "Iwagumi") não é coisa fácil. Mas se é o que queres, cá estaremos para te ajudar a ter um aquário que te agrade. Vai dando notícias. Muita força!
-
Boas a todos, antes de mais, desejo uma excelente Páscoa! Após um tempo de ausência, volto aqui, infelizmente, com notícias tristes que ocorreram num curto espaço de tempo. O meu Betta partiu. Numa noite estava aparentemente bem, e no dia seguinte à tarde acabou por nos deixar, sem sinais evidentes de problemas. Além disso, o meu cão, que já tinha 14 anos, não resistiu a um tumor no estômago. Enfim, foram dias difíceis. Atualização sobre o aquário: Atualmente, tenho 4 camarões e 2 Helenas no aquário, mas algo que tenho notado é a falta de desenvolvimento das plantas. Os parâmetros da água são os seguintes: - pH: 7.5 - Restante valores: 0 Acredito que a ausência de nutrientes esteja a impedir as plantas de evoluírem, dado que tenho alimentado os habitantes com 3 pellets a cada 3 dias. Sobre as plantas e o substrato: - Plantas: 6 bolas de musgo (“moss balls”) e 4 anubias - Substrato: Apenas o substrato inicial da Fluval Objetivos e planos até setembro: Decidi que, até setembro, não pretendo adicionar peixes ao aquário. Vou estar em Portugal em agosto, e é mais prático gerir apenas os camarões durante este período. Entretanto, estou a considerar refazer o aquário. Estou a pensar em voltar às pedras que usava anteriormente e, desta vez, tentar plantar relva low-tech. Contudo, antes de avançar, quero compreender a razão pela qual as plantas atuais não estão a crescer. Há dois dias aumentei a iluminação para o máximo, mantendo-a ligada por 8 horas por dia, na esperança de estimular as plantas e também criar alimento para os habitantes. Por fim, deixo aqui um pedido de desculpas a quem respondeu às minhas mensagens anteriores e ficou sem resposta. Entre o processo de refazer o aquário, cuidar dos miúdos e lidar com as perdas, acabei por me afastar do fórum. Nota: Não sei se faz sentido manter este tópico aberto, já que a estrela principal do aquário já não está entre nós. Abraço a todos!
-
Rui Nery Monteiro changed their profile photo
- Última semana
-
Ric221 changed their profile photo
-
Olá JotaMac, bem-vindo(a) ao fórum! JotaMac juntou-se à nossa comunidade no dia 04/15/25. Ver membro
-
JotaMac joined the community
-
JoseCarlosMarques começou a seguir Aquário 58L
-
Bem vindo ao Fórum, João. É sempre bom ver caras novas por aqui, mas devias ter tentado recolher mais alguma informação antes de teres, pelo menos, comprado os peixes. Eu compreendo porque não o fizeste, mas segue as dicas que o @C Mocho te deu, e vais com certeza conseguir chegar ao ponto de proporcionar uma boa vida aos animais. Como ele disse (não com estas exactas palavras)... mais do que ter um aquário cheio de peixes por todo o lado, é sentires o prazer de ter um pedacinho de natureza dentro de tua casa cujo bem-estar depende apenas daquilo que tu decides fazer. @Alvaro Silva, o filtro é o CF80 Ciano. A meu ver, João, é pouco para este tanque. Estarias disposto a investir numa coisinha melhor?
-
Mocho obrigada,tens razão disse mas me passou de facto ao lado,mas qualquer das maneiras um filtro interior não é lá grande coisa. Um abraço.
-
Respondeu sim @Alvaro Silva, Suponho que o filtro seja este: Ciano CF80 - 380 l/h), ou seja 6 vezes e meia o volume do aquário, mas é um filtro interno com pouca capacidade para colocação de médias filtrantes. Por isso recomendei inserir o maior número de plantas possível. Daqui a uns tempos será bom voltar a reconsiderar este assunto, não achas? Agora o importante é garantir que os peixes fiquem bem acomodados e que o @joaoml não ache isto tudo muito assustador, porque não é! Aliás, quem é que ousa pensar que um aquário com Guppys, Platys e Corys não é maravilhoso? Com umas plantinhas então, lembra-me o meu início neste mundo... e ainda por aqui ando!
-
Alvaro Silva começou a seguir Aquário 58L
-
boas joaoml Bem vindo ao Fórum. Está tudo dito pelo Mocho,só não respondestes há pergunta que filtro tens. Como já foi dito,tem calma,não compres mais peixes, com calma se consegue resolvere os problemas. Saudações
-
O Tetra SafeStart é bom para a introdução inicial de bactérias, ou seja para o seu arranque. Muito melhor do que não fazer nada mais, sem dúvida. Mas é curto para um aquário cheio de peixes. Se tivesses colocado apenas 2 ou 3 (das espécies resistentes) que aí tens, suponho que não terias problema algum, mas com tantos peixes ?!... Já agora, (dado importante),... quando é que fizeste a montagem do aquário? Colocaste logo os peixes todos ou foste aumentando aos poucos? Se foste colocando aos poucos, as bactérias foram-se instalando gradualmente no aquário e principalmente no filtro, se colocaste tudo de uma só vez, fica menos fácil! O ideal seria ires colocando um pouquinho de comida dos peixes dia sim, dia não, medindo a amónia (NH3), os nitritos (NH2-) e os Nitratos (NO3-), até teres acerteza que o ciclo estava completo a então sim, adicionavas os peixes. Agora já é tarde. Podes sempre comprar os testes para ires monitorizando os valores, mas compreendo que isso seja demasiado complicado e desmotivante para um novato. Não desesperes, há outras formas de superar a situação, confiando um pouco na sorte! Primeiro: faz TPA's (Trocas Parciais de Agua): Coloca a água dentro de um garrafão ou balde de 5 ou 6 litros (ou 2), destapado, e deixa ficar de um dia para o outro para "evaporar" o cloro (o ideal será adicionar um condicionador que anule o cloro, as cloraminas e os metais pesados, mas esquece, se evaporares o cloro já não é mau!)...Despejas parte da água do aquário e substituis por essa agua sem cloro! Se o puderes fazer 2 vezes por dia, um garrafão de cada vez, é melhor do que 1 vez por dia, 2 garrafões... De cada vez demoras provavelmente 5 ou 6 minutos, mas vale a pena). Segundo: dizes que colocaste substrato, ótimo... compra plantas! Quanto mais melhor!.. As paltas já trazem bactérias favoráveis ao ciclo do azoto e elas próprias contribuem diretamente para esse processo. Há plantas que precisam ser enraizadas no substrato (algumas são muito exigentes, mas outras são fáceis de manter), há outras cujas raízes não devem (não podem) ser enterradas (anúbias, fetos de java e a maioria dos musgos são fáceis, bucelaphandras um bocadinho mais exigentes, etc.) e há ainda outras que são flutuantes mas muito eficientes a consumir amónia e nitritos... Usa tudo o que puderes para consumir a amónia e os nitritos da água, para que os peixes não fiquem envenenados! Vais ver que com plantas, os teus peixes ainda ficam mais coloridos e com comportamentos mais interessantes! Daqui a um mês, mês e meio, voltamos a fazer o balanço e depois avanças para outro nível! Boa sorte e não entres em pânico, porque isto de ter um aquário é muito giro!
-
Boas, ya o musgo cresce bem. Já pensei em podar mas a paciência e tempo é pouco. Além de que jeito não é muito. As pedras maiores estão a frente nas laterais com musgo atrás são troncos com musgo lol. Estava a pensar colocar umas anubias e valisnerias quem sabe. Sent by Redmi Note 13 5G
-
Caraças... esse musgo está a crescer a olhos vistos. E o mais engraçado é que, como está preso às rochas, podes retirá-lo do aquário para o podar de vez em quando. Pessoalmente, teria optado por misturá-lo com outras plantas, mas com esse crescimento todo (e permite-me dar aqui uma de entendido - que não sou, mas aspiro, em aquascaping) eu tratava de arranjar umas pedras maiores que as que tens agora para a parte de trás do aquário... colava algum desse musgo que podes podar das pedras da frente, e começava a moldar umas moitas da planta, mais pequenitas à frente e crescendo em tamanho para trás. Ficaria uma coisa simples, mas muito bonita. Tipo isto:
-
Eu pensava que usar o tetra safe start há metia as bactérias necessárias no aquário
-
Há sim!... Água potável é a agua com qualidade suficiente para o consumo humano. A água para um peixe viver, pode ter características muito diferentes, dependendo das espécies de peixes. Com uns valores uns ficam felizes, outros morrem! Suponho então que nunca ouviste falar em ciclo do azoto!... Lê lá isto! Não vale a pena desesperar, tens aí espécies resistentes, portanto há sempre solução: TPA's frequentes (não necessariamente radicais). Adição de bactérias nitrificantes para acelerar o ciclo do Azoto... Na aquariofilia tudo tem a ver com a paciência. Não estamos a colocar um ramo de flores cortadas num jarrão ao meio de um móvel, estamos a colocar seres vivos num ambiente fechado, no qual nós somos os únicos responsáveis pela manutenção das condições necessárias à vida! Primeiro pensamos o que é preciso assegurar, se não podemos ter dissabores evitáveis, ou seja, podemos estar a condenar à morte os animais e as plantas que julgamos apreciar... Pois, é um peixe pequenino, mas claro que preferimos pensar que ele não morreu por nossa culpa, não é?
-
Boas, obrigado desde já pela resposta. O aquario ja vinha com tudo incluido, é este: https://fishplanet.pt/aquariofilia-aquarios/5799-2423470-ciano-aqua-60-preto-c-filtro-interior-iluminacao-led-5607390542285.html#/343,cor,preto/2026,tamanho,58-litros Meti substracto apenas em metade dele da marca tropica, mas ainda nao plantei nada, apenas montei o aquario na sexta e meti os peixes lá no sabado, e usei o SafeStart da tetra para poder meter lá logo os peixes. Fora isso ainda ando um bocado ás aranhas, ainda estou á espera que chegue as tiras para medir o ph, mas como é agua potável nao ha problema por enquanto.
-
Ora lá estão eles a passear no aquário todos felizes https://ibb.co/GvFGY6XY Sent by Redmi Note 13 5G
-
C Mocho começou a seguir Aquário 58L
-
Olá @joaoml, bem vindo a este maravilhoso mundo dos aquários! A informação que nos dás é muito insuficiente, portanto, por agora não ponhas mais nenhum peixe dentro do teu aquário. Primeiro, deves informar-nos, para além da capacidade (58 litros), qual o equipamento que aí tens e qual a rotina que segues: Tens um filtro, suponho! Qual é? Fizeste o ciclo do azoto, suponho!... Sabes o que são TPA's? Tens mais alguma coisa dentro do aquário, para além dos peixes? Que substrato tens? Que iluminação? Tens plantas vivas? Tens decorações? Isto parece muita pergunta, mas num aquário, para que não haja deceções mais do que certas, é preciso equilibrar vários fatores, o que é muito fascinante. Neste momento, parece-me que estás no limite da população. Um aquário desse tamanho é considerado pequeno para permitir ter muitas das espécies que se vendem mais frequentemente, no entanto é um dos tamanhos ideais para começar com o prazer de ter um aquário em casa. Podias ter vindo aqui perguntar o que fazer antes de adquirir esses peixinhos, (há alguns também muito bonitos, que crescem menos, logo podem ser colocados em maior número...), mas não significa que formam um aquário mais interessante. Pelo menos até agora ainda não ultrapassaste o limite, o que já é muito sensato e sobretudo, estás a começar com espécies que são muito indicadas para um principiante porque são razoavelmente resistentes! Tal como tu, quando comecei, queria ver um aquário cheio de peixes grandes e coloridos... depois, com o tempo, muito tempo... descobri que mais giro ainda do que ter um aquário cheio de peixes, é conseguir proporcionar um equilíbrio entre a quantidade suficiente para ser observada e as condições ncessárias para a observação de um comportamento próximo do natural (o comportamento depende fortemente do ambiente e vice-versa). Os peixes que aí tens são mais do que suficiente para teres um aquário formidável, cheio de cor e movimento. A colocar mais um, seria mais uma rasbora, pois são peixes de cardume que gostam de companhia da sua espécie (o ideal seriam pelo menos 5)... mas depende muito das respostas às outras perguntas que coloquei acima (sobretudo a filtragem e a rotina). Por enquanto, não ponhas mais nada, até porque tanto os Platys como os Guppy, são exímios a reproduzir!... Se escapar algum, vais gostar, mas vais ter de pensar em escoar o excesso de produção.
-
joaoml começou a seguir Aquário 58L
-
Boas, sou novo nisto e adquiri um aquário ciano 58L. De momento tenho lá 3corydoras albinas, 2 platys, e 6 guppies. Ainda dará para juntar mais algum peixes? Quais? Obrigado
-
Olá joaoml, bem-vindo(a) ao fórum! joaoml juntou-se à nossa comunidade no dia 04/14/25. Ver membro
-
joaoml joined the community
-
JoseCarlosMarques começou a seguir A minha criação de Sewellia lineolata
-
A minha criação de Sewellia lineolata
JoseCarlosMarques respondeu a sem filtro num tópico de AQUÁRIOS
🙂 Bicho engraçado. Podias colocar aqui mais especificações do tanque, para quem quiser fazer uma coisa parecida. -
sem filtro começou a seguir A minha criação de Sewellia lineolata
-
Próximo trabalho com sewelias São aquários 100x38x15 duplo
-
João Caetano joined the community
-
É, a meu ver, a escolha mais lógica.
-
Obrigado pela ajuda, acho que no fim de contas isto vai sempre parar ao 207. Quando for comprar vou pedir a opinião das Soluções aquáticas, acredito que não vá fugir muito do que acabamos de falar. A Eheim ainda nao explorei bem a gama de filtros deles. Enviado do meu SM-S926B através do Tapatalk
-
É verdade isso. A Fluval, como já tinha dito, é uma marca com muita experiência e este filtro está muito bem desenhado. Para ter uma ideia, eu uso o meu com as esponjas de pré-filtragem mas os cestos estão quase cheios de media... só coloco lã filtrante na última cesta, por baixo, e Purigen no cesto de cima (torna a água quase transparente). A vantagem de outros filtros em relação a este é que permitem a limpeza do pré-filtro sem termos que tirar a tampa - julgo que é o da Aquael que permite isso. E depois, claro, existem as novas tecnologias que já permitem controlar por Bluetooth alguns parâmetros. Nesse campo, o novo Eheim Vario também seria uma boa opção para si, mas se está habituado a trabalhar com a Soluções Aquáticas, faça-lhes a pergunta. Eles, melhor que ninguém, saberão responder.
-
Olá JMarco Silva, bem-vindo(a) ao fórum! JMarco Silva juntou-se à nossa comunidade no dia 04/12/25. Ver membro