Ver tudo
Esta fonte actualiza-se automaticamente
- Yesterday
-
Ric221 changed their profile photo
- Última semana
-
Olá JotaMac, bem-vindo(a) ao fórum! JotaMac juntou-se à nossa comunidade no dia 04/15/25. Ver membro
-
JotaMac joined the community
-
JoseCarlosMarques começou a seguir Aquário 58L
-
Bem vindo ao Fórum, João. É sempre bom ver caras novas por aqui, mas devias ter tentado recolher mais alguma informação antes de teres, pelo menos, comprado os peixes. Eu compreendo porque não o fizeste, mas segue as dicas que o @C Mocho te deu, e vais com certeza conseguir chegar ao ponto de proporcionar uma boa vida aos animais. Como ele disse (não com estas exactas palavras)... mais do que ter um aquário cheio de peixes por todo o lado, é sentires o prazer de ter um pedacinho de natureza dentro de tua casa cujo bem-estar depende apenas daquilo que tu decides fazer. @Alvaro Silva, o filtro é o CF80 Ciano. A meu ver, João, é pouco para este tanque. Estarias disposto a investir numa coisinha melhor?
-
Mocho obrigada,tens razão disse mas me passou de facto ao lado,mas qualquer das maneiras um filtro interior não é lá grande coisa. Um abraço.
-
Respondeu sim @Alvaro Silva, Suponho que o filtro seja este: Ciano CF80 - 380 l/h), ou seja 6 vezes e meia o volume do aquário, mas é um filtro interno com pouca capacidade para colocação de médias filtrantes. Por isso recomendei inserir o maior número de plantas possível. Daqui a uns tempos será bom voltar a reconsiderar este assunto, não achas? Agora o importante é garantir que os peixes fiquem bem acomodados e que o @joaoml não ache isto tudo muito assustador, porque não é! Aliás, quem é que ousa pensar que um aquário com Guppys, Platys e Corys não é maravilhoso? Com umas plantinhas então, lembra-me o meu início neste mundo... e ainda por aqui ando!
-
Alvaro Silva começou a seguir Aquário 58L
-
boas joaoml Bem vindo ao Fórum. Está tudo dito pelo Mocho,só não respondestes há pergunta que filtro tens. Como já foi dito,tem calma,não compres mais peixes, com calma se consegue resolvere os problemas. Saudações
-
O Tetra SafeStart é bom para a introdução inicial de bactérias, ou seja para o seu arranque. Muito melhor do que não fazer nada mais, sem dúvida. Mas é curto para um aquário cheio de peixes. Se tivesses colocado apenas 2 ou 3 (das espécies resistentes) que aí tens, suponho que não terias problema algum, mas com tantos peixes ?!... Já agora, (dado importante),... quando é que fizeste a montagem do aquário? Colocaste logo os peixes todos ou foste aumentando aos poucos? Se foste colocando aos poucos, as bactérias foram-se instalando gradualmente no aquário e principalmente no filtro, se colocaste tudo de uma só vez, fica menos fácil! O ideal seria ires colocando um pouquinho de comida dos peixes dia sim, dia não, medindo a amónia (NH3), os nitritos (NH2-) e os Nitratos (NO3-), até teres acerteza que o ciclo estava completo a então sim, adicionavas os peixes. Agora já é tarde. Podes sempre comprar os testes para ires monitorizando os valores, mas compreendo que isso seja demasiado complicado e desmotivante para um novato. Não desesperes, há outras formas de superar a situação, confiando um pouco na sorte! Primeiro: faz TPA's (Trocas Parciais de Agua): Coloca a água dentro de um garrafão ou balde de 5 ou 6 litros (ou 2), destapado, e deixa ficar de um dia para o outro para "evaporar" o cloro (o ideal será adicionar um condicionador que anule o cloro, as cloraminas e os metais pesados, mas esquece, se evaporares o cloro já não é mau!)...Despejas parte da água do aquário e substituis por essa agua sem cloro! Se o puderes fazer 2 vezes por dia, um garrafão de cada vez, é melhor do que 1 vez por dia, 2 garrafões... De cada vez demoras provavelmente 5 ou 6 minutos, mas vale a pena). Segundo: dizes que colocaste substrato, ótimo... compra plantas! Quanto mais melhor!.. As paltas já trazem bactérias favoráveis ao ciclo do azoto e elas próprias contribuem diretamente para esse processo. Há plantas que precisam ser enraizadas no substrato (algumas são muito exigentes, mas outras são fáceis de manter), há outras cujas raízes não devem (não podem) ser enterradas (anúbias, fetos de java e a maioria dos musgos são fáceis, bucelaphandras um bocadinho mais exigentes, etc.) e há ainda outras que são flutuantes mas muito eficientes a consumir amónia e nitritos... Usa tudo o que puderes para consumir a amónia e os nitritos da água, para que os peixes não fiquem envenenados! Vais ver que com plantas, os teus peixes ainda ficam mais coloridos e com comportamentos mais interessantes! Daqui a um mês, mês e meio, voltamos a fazer o balanço e depois avanças para outro nível! Boa sorte e não entres em pânico, porque isto de ter um aquário é muito giro!
-
Boas, ya o musgo cresce bem. Já pensei em podar mas a paciência e tempo é pouco. Além de que jeito não é muito. As pedras maiores estão a frente nas laterais com musgo atrás são troncos com musgo lol. Estava a pensar colocar umas anubias e valisnerias quem sabe. Sent by Redmi Note 13 5G
-
Caraças... esse musgo está a crescer a olhos vistos. E o mais engraçado é que, como está preso às rochas, podes retirá-lo do aquário para o podar de vez em quando. Pessoalmente, teria optado por misturá-lo com outras plantas, mas com esse crescimento todo (e permite-me dar aqui uma de entendido - que não sou, mas aspiro, em aquascaping) eu tratava de arranjar umas pedras maiores que as que tens agora para a parte de trás do aquário... colava algum desse musgo que podes podar das pedras da frente, e começava a moldar umas moitas da planta, mais pequenitas à frente e crescendo em tamanho para trás. Ficaria uma coisa simples, mas muito bonita. Tipo isto:
-
Eu pensava que usar o tetra safe start há metia as bactérias necessárias no aquário
-
Há sim!... Água potável é a agua com qualidade suficiente para o consumo humano. A água para um peixe viver, pode ter características muito diferentes, dependendo das espécies de peixes. Com uns valores uns ficam felizes, outros morrem! Suponho então que nunca ouviste falar em ciclo do azoto!... Lê lá isto! Não vale a pena desesperar, tens aí espécies resistentes, portanto há sempre solução: TPA's frequentes (não necessariamente radicais). Adição de bactérias nitrificantes para acelerar o ciclo do Azoto... Na aquariofilia tudo tem a ver com a paciência. Não estamos a colocar um ramo de flores cortadas num jarrão ao meio de um móvel, estamos a colocar seres vivos num ambiente fechado, no qual nós somos os únicos responsáveis pela manutenção das condições necessárias à vida! Primeiro pensamos o que é preciso assegurar, se não podemos ter dissabores evitáveis, ou seja, podemos estar a condenar à morte os animais e as plantas que julgamos apreciar... Pois, é um peixe pequenino, mas claro que preferimos pensar que ele não morreu por nossa culpa, não é?
-
Boas, obrigado desde já pela resposta. O aquario ja vinha com tudo incluido, é este: https://fishplanet.pt/aquariofilia-aquarios/5799-2423470-ciano-aqua-60-preto-c-filtro-interior-iluminacao-led-5607390542285.html#/343,cor,preto/2026,tamanho,58-litros Meti substracto apenas em metade dele da marca tropica, mas ainda nao plantei nada, apenas montei o aquario na sexta e meti os peixes lá no sabado, e usei o SafeStart da tetra para poder meter lá logo os peixes. Fora isso ainda ando um bocado ás aranhas, ainda estou á espera que chegue as tiras para medir o ph, mas como é agua potável nao ha problema por enquanto.
-
Ora lá estão eles a passear no aquário todos felizes https://ibb.co/GvFGY6XY Sent by Redmi Note 13 5G
-
C Mocho começou a seguir Aquário 58L
-
Olá @joaoml, bem vindo a este maravilhoso mundo dos aquários! A informação que nos dás é muito insuficiente, portanto, por agora não ponhas mais nenhum peixe dentro do teu aquário. Primeiro, deves informar-nos, para além da capacidade (58 litros), qual o equipamento que aí tens e qual a rotina que segues: Tens um filtro, suponho! Qual é? Fizeste o ciclo do azoto, suponho!... Sabes o que são TPA's? Tens mais alguma coisa dentro do aquário, para além dos peixes? Que substrato tens? Que iluminação? Tens plantas vivas? Tens decorações? Isto parece muita pergunta, mas num aquário, para que não haja deceções mais do que certas, é preciso equilibrar vários fatores, o que é muito fascinante. Neste momento, parece-me que estás no limite da população. Um aquário desse tamanho é considerado pequeno para permitir ter muitas das espécies que se vendem mais frequentemente, no entanto é um dos tamanhos ideais para começar com o prazer de ter um aquário em casa. Podias ter vindo aqui perguntar o que fazer antes de adquirir esses peixinhos, (há alguns também muito bonitos, que crescem menos, logo podem ser colocados em maior número...), mas não significa que formam um aquário mais interessante. Pelo menos até agora ainda não ultrapassaste o limite, o que já é muito sensato e sobretudo, estás a começar com espécies que são muito indicadas para um principiante porque são razoavelmente resistentes! Tal como tu, quando comecei, queria ver um aquário cheio de peixes grandes e coloridos... depois, com o tempo, muito tempo... descobri que mais giro ainda do que ter um aquário cheio de peixes, é conseguir proporcionar um equilíbrio entre a quantidade suficiente para ser observada e as condições ncessárias para a observação de um comportamento próximo do natural (o comportamento depende fortemente do ambiente e vice-versa). Os peixes que aí tens são mais do que suficiente para teres um aquário formidável, cheio de cor e movimento. A colocar mais um, seria mais uma rasbora, pois são peixes de cardume que gostam de companhia da sua espécie (o ideal seriam pelo menos 5)... mas depende muito das respostas às outras perguntas que coloquei acima (sobretudo a filtragem e a rotina). Por enquanto, não ponhas mais nada, até porque tanto os Platys como os Guppy, são exímios a reproduzir!... Se escapar algum, vais gostar, mas vais ter de pensar em escoar o excesso de produção.
-
joaoml começou a seguir Aquário 58L
-
Boas, sou novo nisto e adquiri um aquário ciano 58L. De momento tenho lá 3corydoras albinas, 2 platys, e 6 guppies. Ainda dará para juntar mais algum peixes? Quais? Obrigado
-
Olá joaoml, bem-vindo(a) ao fórum! joaoml juntou-se à nossa comunidade no dia 04/14/25. Ver membro
-
joaoml joined the community
-
JoseCarlosMarques começou a seguir A minha criação de Sewellia lineolata
-
A minha criação de Sewellia lineolata
JoseCarlosMarques respondeu a sem filtro num tópico de AQUÁRIOS
🙂 Bicho engraçado. Podias colocar aqui mais especificações do tanque, para quem quiser fazer uma coisa parecida. -
sem filtro começou a seguir A minha criação de Sewellia lineolata
-
Próximo trabalho com sewelias São aquários 100x38x15 duplo
-
João Caetano joined the community
-
É, a meu ver, a escolha mais lógica.
-
Obrigado pela ajuda, acho que no fim de contas isto vai sempre parar ao 207. Quando for comprar vou pedir a opinião das Soluções aquáticas, acredito que não vá fugir muito do que acabamos de falar. A Eheim ainda nao explorei bem a gama de filtros deles. Enviado do meu SM-S926B através do Tapatalk
-
É verdade isso. A Fluval, como já tinha dito, é uma marca com muita experiência e este filtro está muito bem desenhado. Para ter uma ideia, eu uso o meu com as esponjas de pré-filtragem mas os cestos estão quase cheios de media... só coloco lã filtrante na última cesta, por baixo, e Purigen no cesto de cima (torna a água quase transparente). A vantagem de outros filtros em relação a este é que permitem a limpeza do pré-filtro sem termos que tirar a tampa - julgo que é o da Aquael que permite isso. E depois, claro, existem as novas tecnologias que já permitem controlar por Bluetooth alguns parâmetros. Nesse campo, o novo Eheim Vario também seria uma boa opção para si, mas se está habituado a trabalhar com a Soluções Aquáticas, faça-lhes a pergunta. Eles, melhor que ninguém, saberão responder.
-
Olá JMarco Silva, bem-vindo(a) ao fórum! JMarco Silva juntou-se à nossa comunidade no dia 04/12/25. Ver membro
-
JMarco Silva joined the community
-
Kururu começou a seguir FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO
-
Olá José, bom dia. Obrigado pela resposta, tenho seguido de perto as soluções aquáticas, de facto é a loja onde tenho comprado os equipamentos. Em parte esta questão até tem algo a ver com isso. Inclusive receberam recentemente a marca Aquatlantis, ja estive a dar uma vista de olhos nos Aquael e nos Sicce. O difícil é mesmo escolher, parecem todos muito bons. O Fluval despertou-me a atenção pelo espaço para materia filtrante e pelo pré filtro vertical, acho que de todos é o mais descomplicado. Enviado do meu SM-S926B através do Tapatalk
-
Kururu começou a seguir Filtro externo 60P
-
JoseCarlosMarques começou a seguir Filtro externo 60P
-
Bom dia. Antes de mais, bem vindo ao hobby 🙂 ! Pelo que li, pareces-me muito bem encaminhado e consciente das decisões que tens que tomar para que o aquário não se torne uma dor de cabeça. Queres um tanque para desfrutar, não para te trazer demasiado trabalho. Isso é meio caminho andado para que as coisas corram bem. Também podem não correr... mas pelo menos serão mais fáceis de controlar. Dito isto, e respondendo à tua pergunta, os melhores filtros que andam aí no mercado são realmente os da Oase. Em termos de relação preço/qualidade, são uma excelente opção, mas não deixam de ser caros. Comprei recentemente um filtro para actualizar o meu Fluval 207, e estive quase para me render aos Thermo. Depois li, vi muitos vídeos sobre muitas marcas, e acabei por me manter na Fluval, comprando o 307. Eu tinha uma limitação de espaço que não me permitia ter um filtro demasiado alto (pela maneira como montei o meu armário), portanto houve algumas marcas que coloquei logo de lado, mas se esse não é um problema com que tenhas que lidar, o melhor conselho que te posso dar é ligares para a Soluções Aquáticas e pedires a opinião deles. Podia mencionar outras lojas, mas é aquela que, da experiência que tenho tido, se preocupa mais em encontrar a melhor solução para o cliente, e depois vendem as duas marcas que referiste e ainda a Aquael, que é uma marca relativamente recente com uns preços fantásticos. Entre o 107 e 0 207, aconselho-te o 207. A Fluval tem muita experiência no mercado, portanto ficarias muito bem servido, mas ouve primeiro a loja que referi sobre os Aquael. Mesmo que não compres lá o filtro, acho que vais ficar muito mais esclarecido. Entretanto, não te esqueças de ir passando por cá para actualizar este tópico com o material que fores comprando e com imagens da construção do aquário! Grande abraço.
-
Olá a todos, Estou a iniciar-me neste mundo, desde o inicio do ano tenho andado a beber informação um pouco por toda a parte, tentar perceber como as coisas funcionam, neste momento já me sinto capaz de compreender melhor a ordem das coisas. Vim em busca da vossa ajuda para a escolha de um filtro externo para um aquário 60P que irei iniciar, inicialmente agradava-me a ideia do Oase filtosmart thermo 100. Via com bons olhos ter a filtragem e aquecimento tudo no mesmo "bundle". Com o passar do tempo fui desconstruindo esta ideia, fiquei com a sensação que poderia vir a ter problemas com o espaço para as matérias filtrantes e neste momento estou mais inclinado para um Fluval 107/207. Ajudem-me, estarei a pensar erradamente? Que filtro me recomendam para um 60P para um orçamento máx de 150€, sei que facilmente a conversa irá parar ao Oase Biomaster, mas dar 200€ está fora de questão para mim. Mais contexto, a ideia é apostar em CO2, iluminação Twinstar Série E, ter umas plantas de fácil/média Manutenção, algo que me faça evoluir e não desistir por ter dado um "passo maior que a perna". Obrigado a todos.
-
Obrigado! Vim parar ao fórum enquanto tentava esclarecer umas duvidas, fico contente por existir uma comunidade Portuguesa que explore o hobbie. Espero conseguir aproveitar o vosso conhecimento da melhor forma.