Bom dia!
Chamo-me Luís Moreira e parece que se me está a entranhar uma coisa qualquer "estranha" no corpo do tipo "vício por aquários".
Já não é a primeira vez que tenho peixes, na verdade, tive o meu 1º à uns 20 anos (aos 13) que se suicidou! Enchi demais o aquário e ele saltou durante a noite. Volta e meia lá arranjava outro peixito mas acabava por morrer, um deles foi comido pelo gato que pelos vistos gostava de pescar!
Já mais recentemente (uns 3 anos atrás) cheguei a ter durante algum tempo mas uma altura coloquei peixes novos junto com os que já lá tinha e passado uns dias morreram todos, julgo que os que vieram novos teriam algum problema e acabaram por contagiar os restantes.
Cheguei a ter uma perca do rio quase 2 anos, que tinha sido pescada com uns 4cm e na altura tinha já uns 8cm que numa muda de água e limpeza do aquário acabou por cair e ficou meia de lado, tendo morrido no dia seguinte.
Agora tenho um à cerca de 1 ano (um laranjinha dos mais comuns por todo o lado) e ou outro (uma carpa) mais recentemente, mas estavam em aquários separados (quando comprei a carpa não quis juntar e deixei de quarentena não fosse trazer algum problema... Os aquários eram um de 5l um de 10l de capacidade.
Na semana passada ofereceram-me um aquário de 40l e tenho andado de volta dele e o entusiasmo tem aumentado...
Uma coisa já percebi nas poucas pesquisas que ainda fiz, já lhe coloquei os peixes dentro sem deixar que a água fizesse o seu ciclo.
Saudações piscícolas!