Luís Fortunato Publicado Abril 9, 2006 Publicado Abril 9, 2006 Olá. Andei a pesquisar aqui pelo Fórum, mas tudo o que li foi inconclusivo A minha pergunta nem é, como erradicar a greenspot, mas sim como evitar que ela apareça. Alguém sabe? Limpá-la dos vidros é fácil, agora de folhas de plantas, tipo Glossostigma é mais complicado Vou tentar outros fóruns estrangeiros. Desde já obrigado a todos. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ZANITO Publicado: Abril 9, 2006 Publicado: Abril 9, 2006 apaga a luz ehhehehehehe. Das plantas é complicadinho, ou compras o belo do ottocinclus ou fazes uma colóniazinha caracois heheheheh.
Luís Fortunato Publicado: Abril 9, 2006 Autor Publicado: Abril 9, 2006 Lol. Grande Filipe. Tudo bem? Pois... mas tanto tenho otos, caracóis, caridinas e SAE e as gajas teimam em aparecer Fica bem. Um abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
xlifes Publicado: Abril 9, 2006 Publicado: Abril 9, 2006 Acho que os Ottos não as comem. Já as tive e tinha otos e eles bem que chuchavam no vidro e elas coninuavam lá Eu para tirar as minhas tinha que usar esfregão verde... dúvido que haja algum peixe que as consiga tirar.... No meu aquário notava que apareciam sempre mais na zona onde a luz solar incidia. Será isso que causa o seu aparecimento? excesso de luz? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Luís Fortunato Publicado: Abril 9, 2006 Autor Publicado: Abril 9, 2006 Olá. Já andei a ler, e dizem que é normal aparecer em aquários plantados. Eu tenho de momento, apenas 30 Watts em duas lâmpadas T8 de 15 Watts 6500 K. Isto em 30 litros. Já tive 45 Watts e elas não tinham aparecido (mas poderia haver outra alga a dominar a greenspot) Daí a minha dúvida, se elas aparecem não só devido a luz, mas também a devido a algum desequilíbrio de nutriente(s). Quanto à luz solar, eu tenho os meus aquário no meu quarto que fica no lado norte da casa, daí que não apanhe luz solar directamente. Mas mesmo o mais perto da janela, tem menos que o plantado, que é o mais recuado e protegido em termos de iluminação natural. Eu conheço um peixe que as comem minimamente bem, mas não faço tenções de comprar mais nenhum desses O CAE enquanto jovem, e mesmo adulto, alimenta-se desse tipo de algas. Os meus pelo menos alimentavam-se... mas acho que não é preciso estar a dizer porque não quero colocar esse peixe no aquário... É que eu vejo muitos aquas com a glosso bem verdinha e algae-free e a minha está, no mínimo dos mínimos, nojenta Ela coitadinha, até faz pearling, mas está cravejada de greenspot Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 lembras-te de te ter dito que os niveis médios de fosfatos que se encontravam por ai como indicação eram baixos? Pois é... a Green spot desaparece se mantiveres os fostatos perto dos 2mg/l Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Escova Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Método radical mas que funciona com qualquer planta e grande parte das algas: retira as plantas infectadas do aquario, põe num recipiente com agua da torneira durante 1 ou 2 semanas, sem apanharem luz directamente do sol. Comigo funciona sempre.
Just_me Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 tratar os sintomas e ignorar a doença. quadno voltarem ao aquario se tudo se mantiver, as algas voltam. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
André Silvestre Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Para além dos fosfatos, certifica-te que tens bons níveis de CO2. A glosso não está com o crescimento que devia ter e ganha facilmente green spot. Tal como as anubias, fetos, etc, quando o crescimento está atrofiado/retardado. Potássio tens posto?
sergioveterano Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Olá, acho que a juntar à falta de fosfato deverias ver também os niveis de nitratos. Em condições normais a glosso cresce a um ritmo que não permite que as green spot se instalem, a não ser nas folhas mais antigas.
Marc Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Tenho o mesmo problema que o Luís e é deveras desesperante. Decidi usar substracto inerte e dosear o fertilizante todo manualmente para controlar melhor o crescimento. Sou um desastre! A Glosso está miserável. Deixei de fertilizar e faço TPA's com muita ferquência. A Glosso tão depressa rebenta com folhas novas e bonitas como essas folhas ficam com greenspot. É sem dúvida um desequilíbrio de fertilizantes. Decidi voltar ao substrato fértil da ADA que faz todo o trabalho por mim. Com Powersand por baixo nunca precisei de usar Nitrato Potássio ou Fosforo. Quando arranjar mais tempo hei de por aqui um tópico que fala desse meu problema. Just_Me: Quanto aos Fosfatos. Eu punha Fosfato. Potássio e Nitratos cuidadosamente calculados neste Site que me pareçe muito bom: http://www.leon-huang.com/doser/ De modo a ter no aquário uma proporção certa entre os diversos Nutrientes. (Não tenho aqui a minha cábula com a proporção era para NPK algo como 5-2-15 ou assim) (Uso fertilizantes da Seachem comprados pela aquaristic) Mas acho o meu teste de Fosfatos um desespero. A cor do liquido nunca tem qualquer telação com as cores que estão no papelinho da escala de valores. (JBL) a escala é de tons azuis e o meu teste dá amarelos. Abraço. e boa sorte. Vou acompanhar este tópico para ver se aprendo. "Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so." Douglas Adams (1952 - 2001)
Luís Fortunato Publicado: Abril 10, 2006 Autor Publicado: Abril 10, 2006 Olá. Antes de mais, muito obrigado a todos os que responderam. Just_me Até pensei que os fosfatos fossem a principal causa da greenspot Mas sendo assim, vou experimentar dosear mais fosfato. Eu apenas tenho rotala wallichi, glosso, eleocharis minima, blyxa japonica e windelov's, e tenho um consumo de fosfatos na ordem dos 1.0-1.5 ppm por dia. E nem tenho muitas plantas. André Tanto quanto sei, os meus níveis de CO2 têm andado bons. se bem que durante uma semana não houve CO2 para ninguém, mas já antes tinha as greenspot na glosso Sérgio Também não descarto essa hipótese, pois não tenho fertilizado com N Mas o que me "atrofia" é haver um uptake de Fosfatos (não sei se por parte das algas greenspot), mesmo podendo não ter Nitratos na água... Já agora, que ainda aqui não foi falado, eu não tinha fertilizado com micros. Será que pode ser devido a uma carência de micros? Só comecei a dosear com micros há coisa de 3-4 dias. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
sergioveterano Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Este assunto é algo delicado, o que se pode fazer qui é apenas expecular. Pelo que vejo na foto e pelo que percebi a planta vai crescendo os rebentos novos estão bem mas a planta vai-se detriorando nas folha mais antigas, isto no meu entender é falta de macronutrientes, especialmente dos que se movem dentro da planta N, P, K, Mg.
Recommended Posts